Familia

Mulher simplesmente,Mulher...

         Quando Deus criou a mulher já estava em seu 6º dia de trabalho
E um anjo apareceu e perguntou ao senhor : Por que leva tanto tempo nisto ?
O senhor sorriu e disse : Estou criando algo muito importante, estou criando a mulher.
O anjo lhe perguntou : E quais são suas especificações?
Mas uma vez Deus abriu um lindo sorriso e disse : Ela terá um colo que possa acomodar até mesmo 4 crianças ao mesmo tempo, ter um beijo que possa curar desde um joelho arranhado até um coração partido, quando ficar doente ela será capaz de cuidar de si própria sózinha, ela será forte o bastante para suportar as piores dores, será capaz de recompor-se após uma grande desilusão.
O anjo se maravilhou e tocou a mulher : Mas senhor, tu a fizestes tão suave, como pode ser tão forte como disseste ?
Sim ela é suave,mas você não faz idéia do que ela pode conquistar quando realmente lutar. Disse o senhor.
O anjo então notou algo de diferente, estendeu a mão e tocou o rosto da mulher : Senhor parece que tua criação tem um vazamento.
Isso não é nenhum vazamento, é uma lagrima. Corrigiu Deus ao anjo.
A lágrima será a maneira dela expressar seus sentimentos, sua compaixão, seu engano, seu amor, sua alegria, seu sofrimento.
O anjo ficou impressionado ao ver o quanto Deus teve cuidado com a obra em que estava fazendo, e disse : Senhor descanse um pouco, passou um longo tempo criando a mulher.
Não, eu tenho que terminar esta criação, pois é muito querida ao meu coração.
O anjo se calou por um tempo,
Até que o senhor, com muita felicidade disse: Está pronta !


A mulher tem forças que maravilham aos homens.
Aguentam dificuldades,tem grandes cargas mas nunca deixam de transmitir amor e alegria.
Elas sorriem quando querem gritar, Cantam quando querem chorar , sabem desfarçar a tristeza, e riem quando estão nervosas apenas para que ninguém perceba.
Lutam pelo o que acreditam, enfrentam injustiças, amam incondicionalmente, são fortes até mesmo quando pensam que não possuem mais forças, sabem que um beijo e um abraço cura qualquer ferida em corações.
Entretanto hà um defeito na mulher : É que as vezes ela se esquece o quanto vale, e o quanto é importante e amada por Deus.



O Espaço do Homem Cristão 
"O problema não é tanto em encontrar a pessoa certa, mas ser a pessoa certa no casamento. Se quisermos ter uma rainha, precisamos ser um rei" 

I. DIREITOS ESPIRITUAIS E BÍBLICOS 
Exercer a liderança pois, Deus o colocou como cabeça do lar, I Co 11:3 

Ter domínio sobre o corpo da mulher, I Co 7:4 

Ser amado, Tito 2:4 

Exigir submissão da mulher, Ef 5:22 e 23 

Exigir fidelidade, I Co 7:2 parte b 

Não ser defraudado na sua vida íntima, I Co 7:5 

Ser honrado, Ester 1:20, Nm 5:20,21 

Ter na sua esposa uma companheira, Gn 3:12, Gn 3:16. 


II. OBRIGAÇÕES DO HOMEM CRISTÃO SEGUNDO OS PRINCIPIOS BIBLICOS 
Respeitar a sua esposa, I Pe 3.7 

Agradar a sua esposa, I Co 7.33 

Reconhecer o seu trabalho, Pv 31.28-30 

Ser fiel, Mt 19.5 

Coabitar com ela com entendimento, I Pe 3.7 

Honrar sua esposa, I Pe 3.7 

Ser carinhoso, Pv 5.18; Ecl 9.9; Gn 26.8 

Viver com ela toda a vida, Mt 19.3-9 

Amar a sua esposa, Cl 3:19. 

a. Como ama a si mesmo, Ef 5:28,29 

b. Como Cristo amou a igreja, Ef 5:25 

Como Ele a amou? 

1. Com amor eterno, Jo 17:23, Jr 31:3 

2. Sem ser amado , Lc 19:41 

3. Sacrificialmente, Jo 18:12; 19:1,16-18 

4. Profundamente, Jo 15:13 

5. Voluntariamente, Gn 2:20. 


III. OUTRAS RESPONSABILIDADES DO MARIDO 
O marido é o cabeça da casa, da esposa; a mulher precisa aceitar a autoridade do marido, ser submissa. Porém o marido não pode ser autoritário, o seu modelo deve ser Jesus, Ef 5:23-25. Assim o marido deve cuidar da manutenção da família, I Tim. 5:8. 

IV. O MARIDO DEVE SER O SACERDOTE DO LAR 
O marido deve ser guia espiritual da família, devendo estabelecer na mente e coração de sua esposa e filhos a singular importância de ter o altar da família sempre em pé. Deve ser o marido responsável pela manutenção do culto doméstico diário, Ef. 5:26

V. O MARIDO DEVE AMAR A SUA ESPOSA 
Quando ele ama a esposa, Deus tem liberdade para criar nela o respeito por ele. O marido não deve poupar esforços no sentido de semear este amor, pois é um mandamento bíblico, Ef 5:25,28,29. O marido deve lembrar que quanto mais ele ama a sua esposa, mais a esposa responde a altura desse amor recebido, respeitando-o e tornando-se cada vez mais submissa

VI. CARREGAR OS FARDOS DELA 
Ajudá-la em tudo, pois, a mulher é mais sensível que o homem, I Pedro 3:7. 

VII. SER COMPASSIVO 
O homem deve ser misericordioso com a esposa, não deve ser dogmático, autoritário e obstinado, mas deve cultivar um espírito de mansidão e sensibilidade com a esposa. Nunca usar linguagem agressiva, evitar gritarias, ira; mas ser compreensível e amigável. Deve louvar sua esposa, nunca zombar da esposa na presença de outras pessoas.



Como Criar Filhos Masculinos e Filhas Femininas Parte 1
Autor(a): Pr. Davi Merkh

Se existe uma chave para criar filhos masculinos e filhas femininas, creio ser a influência marcante e  constante da presença dos pais com seus filhos!  Este é o verdadeiro discipulado, a impressão digital deixada por um pai no filho, a mãe na filha, e vice-versa.  Como vamos criar um filho à distância? 
"Pai" significa ser discipulador! E o verdadeiro discipulado significa participar no processo de formar Cristo em outras pessoas.  Começa em casa.  Sou o primeiro responsável para tornar meus filhos súditos do Rei Jesus.  Onde já se viu um discipulado acontecer sem o contato constante e íntimo?   Tentamos hoje com nossos muitos modismos, mas não conseguimos.  Para Jesus formar  discípulos, exigiu-se dele  24 horas por dia durante 3 anos!
Tentamos escapar, criando palavras como "mentor", pois reconhecemos que não somos suficientemente abertos, transparentes, vulneráveis ou perfeitos (!) para outras pessoas nos observarem de perto.  Criamos "programas" de discipulado para tentar resolver isso.  Ao mesmo tempo ignoramos o contexto ideal que temos para deixar uma marca profundíssima na vida de outros-nossos filhos!
Quando olhamos para a Bíblia, logo nos seus primeiros capítulos, percebemos que se espera que a imagem de Deus nos pais (Gn 1.27,28) seja reproduzida nos filhos (Gn 5.1-3).Portanto, a preocupação principal dos pais deve ser  criar filhos à imagem de Deus (a imagem de Deus resgatada) e depois permitir que Deus mesmo, pelo Seu Espírito, desenvolva os papéis da verdadeira masculinidade e feminilidade conforme Ef 5:22-31.
Infelizmente, o Inimigo continua seu ataque feroz contra a imagem de Deus (1 Pd 5:7; Ap 12:9,10). E como ele não pode atacar diretamente a Deus, sua estratégia é atacar ao homem, feito a imagem de Deus, desfigurando-o por meio das tentações e do pecado. É como se o homem fosse um espelho refletindo a glória de Deus, mas, que, de repente, o diabo vem e nele lança sua lama. A lama que o diabo lança no espelho impede-o de refletir perfeitamente a glória de Deus. O mesmo tem acontecido com as famílias: elas são alvo da lama diabólica.
Haverá algum meio de se limpar a lama jogada nos espelhos individuais e familiares? Sim! Jesus veio resgatar a imagem de Deus no indivíduo e na família pela sua obra na cruz (2 Co 5.17-21). Em Jesus, pelo poder do Espírito, a verdadeira masculinidade e feminilidade podem ser resgatadas (Ef 5.18-6.4).
Mas, afinal, o que significa ser masculino ou feminino?
Será que ser Homem significa ser bom de briga, artilheiro no futebol e ter capacidade de consertar qualquer problema mecânica? Ou ter "pelos no peito" e conquistar muitas garotas são provas da verdadeira masculinidade?
E quanto às mulheres, será que ser uma boa cozinheira é sinônimo de ser feminina? Ou ter um corpo "malhado" e ser sedutora são as marcas da verdadeira feminilidade?
A verdade é que as pessoas têm seus conceitos formados muitas vezes pelos amigos ou pela mídia e, portanto, suas bases neste assunto são seculares e mundanas.
A verdadeira definição de  masculinidade e feminilidade é uma questão, segundo a Bíblia, do coração - um coração que segue o padrão de Deus traçado para ambos os sexos, especialmente no contexto do casamento.
 Permitamos que Deus defina nossa sexualidade, e não a cultura. Em sua Palavra, Deus define o homem como sendo o "líder-servo" do lar, que ama, protege, providencia, educa, cuida e disciplina; e a mulher como sendo a "auxiliadora idônea", que cuida do lar, cria seus filhos, ama-os e ao marido (Confira: Gn 2:15-18; Pv 31:10-31; Ef 5:21-31; 1 Pd 3:1-7; 1 Tm 3; Tito 2:1-5).
Deus mesmo que nos deu a definição exata de nossos papéis como homens e mulheres, também nos deu, por meio da família, o privilégio de ensinar aos nossos filhos estes mesmos papéis. Provérbios 22.6 nos diz:
Ensina a criança no caminho em que deve andar e,  ainda quando for velho, não se desviará dele.
Com isso Salomão quer nos mostrar que criar nossos filhos à imagem de Deus exigirá treinamento e dedicação(Dt 6:4-9; Sl 78; Ef 6:4). Dedicação para abrirmos pacientemente uma "trilha" para nossos filhos e treiná-los perseverantemente para seguirem esta trilha aberta. É um processoabrangente que demanda muito do nosso tempo, mas, se queremos de fato formar nossos filhos, devemos investir neles a maior quantidade de tempo possível com qualidade. Embora durante este demorado processo devemos ser sensíveis à natureza de nossos filhos, em nenhum momento podemos esquecer que nosso dever nele é sermos "pró-ativos". Ou seja, os pais devem antever as situações e buscarem sabedoria na Palavra para se prepararem para enfrentá-las, visto que o caminho natural da criança é estultícia e vergonha (Pv 29:15, 22:15). Todavia, este esforço para criar nossos filhos à imagem de Deus traz sua recompensa: a alma dos pais experimentará delícias! (Pv 29.17)



Como Criar Filhos Masculinos e Filhas Femininas Parte 2
Autor(a): Pr. Davi Merkh

Gostaria de sugerir ao leitor dez idéias práticas que têm sido muito úteis para nós na criação de nossos filhos:
1. Liberdade Apropriada (Pv 29.15):
Aliberdade que vamos dar aos nossos filhos deve ser progressiva e responsável. Isto significa que no começo da vida do filho o pai o dirige em todas as situações. Somente à medida que o filho amadurece e vai tomando consciência de suas responsabilidades é que o pai vai gradativamente deixando-o tomar suas próprias decisões;
2. Demonstrar carinho por meio de contatos físicos:
Nossos filhos precisam saber que nós temos um grande carinho por eles. Quando ainda são pequenos podemos pegá-los no colo e quando maiores podemos abraçá-los. Com estes gestos transmitimos a eles todo nosso carinho.  Se Jesus pôde tocar num leproso, certamente posso abraçar meu filho! Uma coisa que sempre fiz com meus meninos foi brincar de "lutinha". Eles gostavam muito disso. Gestos simples como estes, cultivados no ambiente familiar com respeito dão segurança aos nossos filhos;
3. Palavras de afirmação e encorajamento( Ef 4.29):
Se transmitimos o nosso carinho por meio de gestos, por meio de nossas palavras transmitimos nosso amor e apreciação pelos filhos. Muitos homens e mulheres vivem hoje amargurados com seus pais porque nunca ouviram deles sequer uma palavra de apreciação. E é tão simples!! Veja algumas frases simples que você pode lhes dizer:
"Realmente você é uma mocinha"
"Você está se tornando um homem de Deus"
"Tenho muito orgulho de você ser meu filho"
"Você parece mais e mais com a sua mãe (seu pai)"
4. Ensino Formal e Informal ( Dt 6.4-9 ):
O ensino formal se dá quando ensinamos alguma lição aos nossos filhos, seja ela religiosa, ética ou moral. Com este tipo e ensino já estamos acostumados. Porém, nossa instrução a eles não deve ser restringida a estes momentos formais apenas. Devemos aproveitar todos os momentos para ministrar ensino aos nossos filhos.
5. Promova "Encontros Familiares":
Não desperdice a oportunidade de tomar as refeições com todos os filhos. Na hora do almoço, por exemplo, não deixe que eles tomem sua refeição assistindo televisão enquanto vocês pais a tomam na cozinha (ou vice-versa!). Não! Junte toda a família à mesa e desfrutem da comunhão neste tempo. Planeje as "férias da família". Decidam juntos aonde ir e como desfrutar ao máximo as férias como família. Outra idéia para encontros familiares é uma "reunião de leitura". Escolha um livro para ler e reúna a família na sala e você, papai, leia a história para ela! 
6. Promova também Encontros Particulares:
Com meus filhos tenho posto em prática a idéia de levá-los individualmente comigo para tomarmos café da manhã em alguma padaria. Quando chega o dia de determinado filho tomar café comigo apenas ele fica muito feliz, aliás, todos ficam. É um tempo muito especial, é um tempo de termos uma "conversa de pai para filho". As viagens também são ótimas oportunidades. Quando vou viajar e posso, sempre levo comigo um de meus filhos.
7. Crie para os filhos "Heróis Evangélicos"
É muito comum as crianças admirarem um "herói". Esteja atento para pessoas ao seu redor que possam ser um "herói" digno de ser admirado. Por exemplo: "o vovô é um herói por ter nos educado no caminho do Senhor" Seja você mesmo, papai, um herói para seu filho! Você pode ser para ele o melhor goleiro, caçador ou pescador!
8. Desenvolva Projetos e Interesses particulares da Família:
A vida traz inúmeras oportunidades para desfrutarmos a vida familiar. Por exemplo, minha esposa e eu gostamos de praticar cooper e nós envolvemos nossos filhos nesta atividade física. Talvez você e seu cônjuge gostem de andar de bicicleta, então, andem com seus filhos! Há muitas coisas em que a família toda pode se envolver e torná-las como interesse particular dela: música, trabalhos manuais e etc.
9. "Rito de Passagem":
Outra idéia simples que marca muito a vida de nossos filhos é comemorar o seu décimo quinto aniversário com um "rito de passagem". Quando o menino atingir uma maturidade tal que você quer honrá-lo com mais privilégios E responsabilidades (por exemplo, ao completar 15 ou talvez 16 anos), chame seus avôs, tios e irmãos da igreja que influenciam sua vida para presenciarem a transição do "menino para adulto" e peça-lhes que cada um traga uma palavra de encorajamento ao aniversariante. O mesmo se dá com a menina: chame as avós, tias e irmãs da igreja para que também presenciem sua "maioridade" e lhe dêem palavras de encorajamento e instrução. Com certeza será uma festa de aniversário que seus filhos nunca vão esquecer e, ao mesmo tempo, vão torná-los mais conscientes de sua nova postura doravante diante da sociedade.
10. Envolva sua família em ministérios na Igreja:
Você já pensou em fazer parte do coral de sua igreja com toda a sua família junta? Pois bem, não perca oportunidades como esta! A igreja local oferece diversas oportunidades para que a família sirva ao Senhor unida. Nossa família, por exemplo, está envolvida com o ministério de música de nossa igreja;  a família de um colega se envolve com o ministério de crianças fazendo apresentações de fantoches.
Quando Deus planejou a família, Ele tinha em mente criar as melhores condições para que a vida humana fosse plena de significado e realizada. Quando assumimos a vontade de Deus para a nossa família, na dependência Dele, estamos aceitando uma oportunidade real e verdadeira de vivermos felizes e realizados. Olhando por esse prisma bíblico, criar nossos filhos à imagem de Cristo não é um fardo, mas, sim, um grande privilégio.
Ao terminar, gostaria de deixar a você, pai ou mãe, uma palavra de ânimo. Se você se sentir incapaz de formar seu filho, lembre-se de que nenhum pai é capaz porque todos somos pecadores (Rm 3.23). Criar filhos ou filhas segundo a vontade de Deus não depende tanto de nossas forças, mas de dependermos de Deus e obedecer-lhe as instruções contidas em sua Palavra. 
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus ( Fp 4.7 )".




A Família na UTI
Autor(a): Pr. Estevam Fernandes

Uma das maiores frustrações deste final de século é a crise que se abate sobre a família. A desagregação da família tira o brilho do progresso, das conquistas e da expansão do conhecimento que nosso século promoveu. Ver a família sendo destruída causa uma dor profunda na consciência dos que levam a vida a sério.
O desmoronamento da família coincide com a crise da afetividade . A essência de nossas vivências está nos relacionamentos significativos, especialmente aqueles que se dão no âmbito de vida familiar. A afetividade é uma espécie de " cimento" na construção das relações humanas, e o homem do nosso século, preso às garras do individualismo, vai excluindo da sua vida a afetividade como algo relevante.
Sob o ponto de vista terapêutico, cuidar da família implica um cuidado urgente de nós mesmos, especialmente no que se refere aos nossos sentimentos, pois eles é que dão sentido e consistência à nossa vida. Sentimentos sadios implicam em relacionamentos sadios e isso é também uma questão de aprendizagem, e exigindo um esforço de cada um de nós, para o bem da família. Aprender a amar, a valorizar os outros a respeitar, a perdoar, a esvaziar-se de si, a abraçar, a valorizar os pontos positivos das pessoas, são gestos simples que poderão produzir mudanças profundas na vida em família. Dizer "eu te amo" é muito mais fácil do que alimentar o ódio. Nenhuma família sobrevive sem amor, pois somente ele produz em nós atitudes tais como: tolerância, misericórdia, paciência, confiança, perdão e renúncia.
Um segundo cuidado urgente para salvar a família está na solidificação da relação marido/mulher, eixo básico dos relacionamentos familiares. Infelizmente, muitos filhos crescem sem ver sequer seus pais juntos, e outros, por sua vez, jamais viram os pais abraçados, vivenciando afeto e ternura. O modo de viver dos pais afeta diretamente o modo de ser dos filhos, por isso mesmo, assistimos a um crescimento assustador de filhos drogados, rebeldes, agressivos, apáticos e inseguros. Quando se fortalece as bases, toda a construção fica mais segura.
É fundamental também para a saúde da família uma revisão dos nossos valores. Estes valores devem ultrapassar o limite do material e das coisas transitórias. Quando um filho precisa de um brinquedo para sentir-se amado pelos pais; quando a esposa precisa de uma jóia para sentir-se amada pelo marido, é sinal que nesta família os valores estão invertidos, pois as pessoas devem valer pelo que são e sentem e nunca pelo que possuem ou possam oferecer.
Sobretudo, os valores espirituais como fé, a esperança e o louvor. Tentar "salvar" a família desta crise aguda sem a presença de Deus e a força do amor é, como disse Jesus, construir a casa sob areia. - ao primeiro vento forte tudo cai.





As cinco características dos votos conjugais
Pr. Josué Gonçalves

1.    Uma decisão voluntária. Você tinha a opção de permanecer solteiro (a). Mesmo que a escolha tenha sido feita na base da pressão ou como válvula de escape de alguma situação, você é responsável pela decisão que tomou. Todos nós tínhamos a opção de escolher outra (o). Deus deu ao homem o direito de decidir. Lembre-se que ter um (a) sócio (a) implica em dependência, compromisso e prestação de contas. Nenhuma sociedade se firma sem estes princípios básicos.
2.    Uma proclamação pública. O que se diz diante de muitas testemunhas revela a seriedade dos votos que fizemos no dia do casamento. Duas pessoas conscientes da grandeza deste ato jamais o farão com leviandade.
3.    Uma promessa incondicional. O que foi prometido deve ser cumprido até que a morte os separe. Segundo o que foi projetado por Deus, casamento não é um relacionamento descartável, é um compromisso que deve durar a vida inteira. Quando Dietrich Bonhoeffer estava encerrado na prisão nazista, escreveu um sermão para um casamento de uma sobrinha. Disse ele: "O casamento é maior do que o amor que vocês têm um pelo outro. Ele tem em si grande dignidade e força por ser a ordenança santa através da qual Deus planejou a perpetuação da raça humana, até o fim dos tempos. No amor que os une, vocês veem apenas a si mesmos no mundo, mas ao se casarem tornam-se um elo na cadeia das gerações que Deus faz aparecer e partir para a sua glória, chamando-as para o seu reino. Em seu amor, vocês veem apenas o 'sétimo céu' da sua felicidade, mas no casamento recebem uma posição de responsabilidade perante o mundo e a raça humana. Seu amor é propriedade particular, mas o casamento não pertence apenas a vocês, é um símbolo social, uma função de responsabilidade".
4.    Um propósito sério. (Ec 5.5; Mt 19.6)  Pessoas sérias cumprem suas promessas e votos. A falta de seriedade pode ser uma questão de caráter. Para enriquecer o casamento é necessário compromisso perseverante e fé determinada - algo que talvez alguns casais  jamais puderam observar nos lares de suas respectivas infâncias.
5.    Votos que obrigam. (Mt 5.37) Ninguém é obrigado a votar, porém, depois que o fizeram, são obrigados a cumprir esses votos. 





DEZ MANEIRAS DE DESTRUIR UM
 CASAMENTO 
Como um casal através do abuso do poder pode destruir o casamento.
Pr. Josué Gonçalves
1.     Solicitar e exigir o centro das atenções.
Uma pessoa que só pensa em si mesmo está sendo governada pelo orgulho. Esse é o veneno que mata qualquer relacionamento. 
2.     Manipular, mandar e castigar.
A manipulação através da repreensão, desprezo, críticas, acusações e regularizações destrói o vínculo conjugal.
3.     Negar intimidade.
O cônjuge que deseja o poder muitas vezes irá criar e manter a distância do parceiro. O medo de perder o "controle" não permite intimidade. Esse tipo de abuso pode levar o parceiro ignorado a procurar calor, aceitação e amizade em outros lugares.
4.     Apenas receber
"O que eu ganho com isso?" é a pergunta na mente desse cônjuge. Algumas vezes o "recebedor" fará uso do charme, inteligência, persuasão, desaprovação ou desprazer para conseguir o que quer dos outros. A tendência de usar o cônjuge com fins egoístas, não colaborando e tentando manipulá-lo, pode destruir a auto-estima da pessoa que está sendo vítima deste abuso.
Se um cônjuge precisa sempre receber, o outro tem de se mostrar sempre liberal.
5.     Buscando o controle - o (a) controlador (a).
Os que temem que a vida possa controlá-los, no geral, viram a mesa a fim de certificar-se de que controlam os outros. O "controlador" se torna mestre em ocultar do cônjuge os seus sentimentos, intelectualizando as situações, a fim de evitar mostrar emoção. Este cônjuge priva o relacionamento da espontaneidade, no esforço de manter sua imagem de parceiro que mantém o controle.
6.     Apresentando uma imagem de retidão - o cônjuge fariseu.
Infelizmente, muitos cônjuges pensam que sua bondade lhes trará realização, alegria, paz e felicidade na relação conjugal. Esta é a razão de se sentirem compelidos a apontar as fraquezas de outros. A briga neste tipo de relacionamento é caracterizada por um egoísmo que considera apenas os seus sentimentos e opiniões pessoais. O parceiro então desanima. Em razão de nunca ser suficientemente bom, o cônjuge abusado começa a assumir o papel de "mau" no relacionamento.
7.     Mostrar-se superior.
A prioridade aqui é ser melhor que os outros. Esta atitude, lamentavelmente, se reflete com mais freqüência nos cristãos. Na realidade, o cônjuge "superior" muitas vezes se sente inadequado ou não se acha a altura do parceiro. O abusador, então, compensa o seu sentimento esforçando-se para ser mais competente, eficiente, reconhecido e útil ao outro.
O parceiro oprimido, em conseqüência, se fecha, no que diz respeito a correr riscos e compartilhar no casamento, temendo que suas palavras sejam interpretadas de maneira diferente da pretendida. Torna-se submisso, controlado, manipulado e cauteloso, procurando a todo custo evitar ferir a sensibilidade do cônjuge "superior".
8.     Buscando vingança.
Quando o cônjuge se sente desarmado e traído, sem esperança de vir a ser aceito, quase sempre busca vingar-se. O parceiro desanimado pode começar a ferir seu cônjuge verbalmente ou fisicamente, a fim de ficar quites.
Acredite, algumas pessoas mantém registros em sua mente sobre relacionamento conjugal. A vingança se torna, portanto, uma obsessão, deixando o outro cônjuge numa posição decididamente desvantajosa.
9.     Esperando demais.
Quando as coisas não vão bem no casamento, a ameaça de rejeição pode provocar desânimo no cônjuge vitimado. Esta tática de poder espera continuamente que o parceiro seja "mais e mais" e faça "mais e mais" para manter feliz o dominador. O parceiro mais fraco começa a compreender que, por mais que se esforce, jamais alcançará os padrões estabelecidos pelo "mais forte". Expectativas irreais podem intimidá-lo a ponto de fazê-lo sentir-se incapaz de vir a ser aceito um dia.
  10.                       Reter afirmação e conhecimento.
Quando deixamos de reconhecer o progresso e de apoiar a quem mais amamos, privamos o nosso parceiro da motivação que necessita para manter-se no caminho da excelência. Pegar na mão do cônjuge ou dar-lhe um abraço amável e amoroso irá operar maravilhas e ajudá-lo a melhorar cada vez mais. A espontaneidade de um beijo no rosto ou de um abraço apaixonado pode produzir o melhor dos efeitos e afirmar mais do que podemos imaginar em nosso casamento.
Bibliografia: Richard W. Dortck - Orgulho fatal - Editora CPAD.


SEJA UM INFLUENCIADOR DE SUA FAMÍLIA
Autor: Luiz Clédio

Um homem temente a Deus é uma arma tremenda nas mãos de Jesus. Portanto se você sabe exatamente quem você é e o que está fazendo aqui, pode perceber as pessoas sem orientação de Deus, arriscando perder a identidade familiar, devido à influência das tradições e paixões dominadoras do mundo. Sua inspiração vai sugerir incutir a quebra desses paradigmas para excitar a renovação das coisas que não funcionam.

Conheço uma família com um filhinho de dois anos. Fiquei impressionado. A influência do pai sobre a criança é tanta que ele chama sua mãe de "a papai". Isso mesmo. Um contraste do que vimos na série de TV "A Família Dinossauro". No cotidiano da família Silva Sauro, o bebê chamava seu pai, "não é a mamãe".

Por ausência da influência paterna, muitos filhos não conseguem assimilar a personalidade do pai e terminam imitando a mãe.

O sucesso profissional que trouxe a estabilidade financeira ou a disposição na luta cotidiana para o sustento da família; a libertação iniciada por Jesus com a conversão, não foram dados por Deus para serem confinadas em si, como uma vitória individual, mas para se tornar conhecida e contagiar a todos principalmente os que vivem sobre sua influência. Do contrário você pode se distanciar demais, afetando o entusiasmo da família (Mc. 4: 21-25).

A sociedade capitalista fez com que os pais perseguissem o desejo da estabilidade financeira porque afirma trazer brio junto à família. Tomado como legitimação pelo desejo de ver os filhos seguros e assistidos, mesmo porque o que o governo garante como saúde, escola, morada, transporte e outras necessidades básicas é uma vergonha; os pais são tentados a negar radicalmente a função de influenciador, entregando-a a qualquer autoridade escolar ou forma de sociedade o que de direito exclusivo recebera de Deus.

Se você se preocupa de fato com seu filho, seja uma influência positiva para ele e ele te elogiará (Rm 13.3), mas se você quer ser deus, senhor e juiz absoluto para seu filho, dando toda segurança que o mundo não pode dar, mas, contudo sem a presença influenciadora do seu amor, se prepare para testemunhar o dia da revolta dele contra toda estrutura que você lhe deu.

Os filhos com formação sem limites ao completarem dezoito anos, a primeira coisa que eles dizem aos pais é que agora já podem ser preso, portanto não são mais obrigados a irem à igreja. Dependendo do seu próprio zelo (por não terem influência paterna), terminam encontrando numa grande árvore no meio da madrugada, a morte precoce entre as ferragens do seu carro novo - presente do pai por entrar na faculdade "particular", embora o presente mais pareça um "cala a boca". Isso quando não perdura transformando o dito em uma espécie de "filho cangurú" envelhecendo em casa as custa dos pais.

Sem constituir família embora possa, tornam-se como galhos secos sem fruto.

Atrase um pouco seu passo caso você possa fazer isso com mais facilidade que os outros. Não compensa se distanciar demais dos seus filhos, mesmo que isso seja para trazer mais êxito financeiro. Melhor, é andar junto daqueles a quem você ama para não perder a influencia do amor familiar.

Seja um influenciador da sua família e viva feliz.



 Tv & Criança: final infeliz!

“Eduque a criança no caminho em que deve andar,

e até o fim da vida não se desviará dele.” Pv 22.6



É do nosso conhecimento que ao longo dos milênios o diabo, inimigo astuto, tem travado uma luta incansável no sentido de conquistar em definitivo a humanidade como seus escravos; é uma forma pessoal de vingar-se contra o Senhor, tocando na mais querida criação. Estas investidas iniciaram-se no Éden, enganando e destituindo o homem da pureza e santidade, sua condição original e com certeza continuará até o momento em que será aprisionado eternamente.
Nesta última década as trevas têm se manifestado abertamente, com o surgir de muitas seitas demoníacas e a divulgação de cultos e sua propagação intensa nos meios de comunicações, a ponto de não mais serem estranhas ao povo. Entre seus seguidores, encontram-se pessoas famosas e reconhecidas nacionalmente; é uma forma de status participar em tais cultos e rituais.
Mas, o foco desta mensagem é alertá-los para uma nova frente de ataque, o alvo são as crianças , ingênuas, são facilmente influenciáveis pelo maligno. Quero falar aos corações dos pais, que estejam atentos, com os olhos abertos e iluminados pelo Espírito Santo terem o discernimento para agirem sabiamente, sem deixarem-se tomar pela idéia satânica que as coisas não são tão graves ou pela maldita frase: “Não é bem assim!” Ou, “Nada a ver!”
Elas serão os adultos de amanhã. São mentes abertas fáceis de serem moldadas e depois de formadas, dificilmente serão transformadas. O diabo tem consciência disto e sabe muito bem o que fazer e tem feito abertamente. Elas têm crescido em meio a uma cultura altamente espiritualizada.


Quando o Senhor afirmou:

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro está debaixo do poder do diabo.” 1Jo 5.19
Visualizava os dias atuais. Talvez, exista em seu interior o seguinte questionamento: “Onde estão estas coisas?” A resposta é fácil, no entanto, é necessário que se tenha olhos que veja segundo a visão do Senhor e todas estas coisas serão “destampadas” à sua frente.
Quero ressaltar que não sou contrário à TV ou outras mídias, inclusive, tenho TV! Mas, sou totalmente contrário ao seu mau uso. O diabo tem sabido usá-las poderosamente para alcançar as massas com seus propósitos destruidores. Em relação aos pequeninos, veja o teor dos programas que lhes são direcionados. Entre os aspectos negativos, destaca-se a sexualidade exacerbada, mas, o enfoque principal não é este. Quero lhes chamar à atenção para os desenhos animados e filmes, que aparentemente são inofensivos e inocentes, a criançada gostam e são atraídas por eles. Você já parou alguma vez para assistir um dos episódios de: Pokemon, Digimon, He-man, Thunder Cats, e outros mais.
Ou filmes como: Harry Porter, Xuxa e os duendes, etc.
Há também em muitos programas um feiticeiro (numerólogo, astrólogo, etc.) de plantão. Estes afirmam que o sucesso está na prática de seus ensinamentos.

Sabem quais são suas mensagens? o que querem ensinar? Não!?
São desenhos animados, filmes e feiticeiros que apresentam as trevas abertamente e transmitem a idéia que os demônios podem tanto ser maus, como bons! É isto que as crianças tem aprendido, a admirar o maligno através dos desenhos e filmes e a possibilidade de vencê-los com este ou aquele truque. São sedutores e envolventes e desperta nas mentes em formação à vontade de serem semelhantes a eles. Presas fáceis, que crescerão dominadas e direcionadas pelos espíritos maus. Em detrimento a palavra do Senhor, que se torna nula.

O que fazer numa situação tão difícil? Uma resposta é vigiar e Santificar-se!
Vive-se numa correria muito grande é preciso trabalhar muito para manter o padrão de vida, conseqüentemente, as crianças ficam sob a responsabilidade de creches e em alguns casos, de empregadas domésticas ou babás, geralmente, são profissionais que desconhecem o Todo Poderoso como Senhor. Há também pais que, para livrarem-se e ocuparem os filhos, os colocam diante da TV sem a devida vigilância quanto à programação. Quando a rebeldia, a falta de educação, desobediência, e outras manifestações ruins, aparecem, surgem as perguntas: Porque são assim? Porque não gostam do Senhor? Onde errei? Etc.
São assim, pois o inimigo os tem influenciado e construído o caráter!
Pais, há na Sagrada Escritura um alerta muito sério, veja:

“Se eu disser que um homem mau vai morrer, mas você não o avisar para que mude o seu modo de agir e assim salve a sua vida, aí ele morrerá, sendo ainda pecador. Nesse caso eu considerarei você como responsável pela morte dele. Porém, se você avisar o homem mau, e ele não parar de pecar, ele morrerá como pecador, mas você viverá.” Ez 33.8,9
É comum aplicar-se estas palavras a várias situações, mas, deve-se observá-las também em relação às crianças que foram criadas irresponsavelmente, sem a devida e genuína educação espiritual ungida pelo Espírito de Deus. Os pais negligentes às ordenanças do Senhor, hão de responder diante do Trono pelos seus pecados. Pais, estejam atentos, não crie filhos para o diabo.
Ouça o mandamento do Senhor:

“ Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não se esquecerem delas; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões.” Dt 6.6-9
Exemplos de pais que negligenciaram a criação de seus filhos não nos falta, os encontramos na Bíblia e também, facilmente vê-se dentro das igrejas. Pastores, Presbíteros e outros que foram “bons crentes” a vida toda, tem a infelicidade de verem seus filhos serem rebeldes em relação ao Senhor. Onde erraram?
No menosprezar os ensinamentos divinos e subestimar o maligno!
O tempo de ser crente ou como dizem “crentes carnais” na verdade nunca existiu, foi apenas mais uma lacuna enganosa que o maligno abriu para satisfazer os desejos pecaminosos de alguns que preferem viverem segundo o mundo. É necessário que o homem crente, seja acima de tudo santo e que desenvolva comunhão verdadeira com o Senhor, cheio do Espírito Santo e ouvinte da voz do Mestre, atendendo-O em tudo que é determinado.

E para que aja vitória na criação dos filhos é indispensável ser Servo Fiel. Estes, receberão do Espírito Santo a sabedoria e capacitação necessária para os disciplinarem segundo o coração de Deus.
É uma missão que deve ser realizada com todas as forças, e quando se dispõe a isto, ela não é tão penosa quanta aparenta, pois, a nossa capacitação vem do Alto. Os ensinamentos divinos devem ser observados e praticados.

Sejam abençoados



 O que os pais devem fazer quando os filhos se desviam do Evangelho?


 Geralmente os pais ficam histéricos, desesperados. Qual é a maneira certa de agir?

Depende muito da idade dos filhos. Se eles ainda estão em idade que devem submissão aos pais, os pais devem exercer autoridade e colocar limites. Quando os filhos já têm idade para assumir responsabilidade sobre si mesmo, a atitude dos pais deve ser a mesma que Pedro ensina às esposas em I Pedro 3.1-3 - calar - há poder no silêncio de pais fiéis a Deus.

2) Como se prevenir para que isso não aconteça e manter o filho dentro da igreja?


Só amar os filhos não basta. As mães dos marginais que estão nos presídios os amam profundamente. Os visitam e ficam desesperadas a cada motim, querendo notícias suas.
É preciso educar os filhos. Educar no temor do Senhor, em submissão, no ensino da Palavra, gastando tempo com eles, discipulando, conversando, brincando e se divertindo e permitindo que a criança viva todas as fases da vida, desde a meninice até a juventude em plenitude, de forma saudável e feliz. Sem imposições ou extremos.

3) Os pais geralmente estão muito preocupados o que eles vão ser quando crescer. E a parte espiritual, eles têm sabido cuidar dessa parte?


Existem dois extremos perigosos. Alguns pais vivem ocupados demais com igreja, trabalho e os próprios interesses, assim, nao gastam tempo com os filhos. Outros, obrigam os filhos a serem crentes a todo custo, querendo que os filhos sejam "santos"antes da hora ou exigem uma santidade que eles nao possuem. Pais saudáveis produzem filhos saudáveis.

4) A igreja e os pais tem sua parcela de culpa quando um jovem se desvia?


Nem sempre. E claro que todos os pais se culpam quando um filho se desvia, mas conversão é uma decisão pessoal. Ë possível fazer tudo certo e mesmo assim o filho se desviar.

5) Alguns pais tem costume de largar os filhos na igreja, transferindo sua responsabilidade de educar. Isso é correto?

De jeito algum. A resposabilidade de educar os filhos é primariamente dos pais.
Obrigado
Em Cristo
Dr. Silmar Coelho




AS QUATRO 
ESTAÇÕES DO CASAMENTO
Autor(a): Pr. Carlos Elias

Todos sabemos quais são as quatro estações do ano: Primavera, verão, outono e inverno.
A primavera é a estação das flores, o verão é a época do calor, o outono é a época das frutas e finalmente o inverno é a época do frio.
A Palavra do Senhor nos diz: "Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para tudo debaixo do céu." (Ec 3.1).
Vejamos então como se apresentam as estações.
A Primavera
A característica mais marcante da estação é o reflorescimento da flora e da fauna. Muitos animais aproveitam a temperatura ideal da estação para se reproduzir.
Na Primavera matrimonial se reconhecerá essa estação quando chegar também o tempo de se reproduzir. "Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra" disse o Senhor (Gn 1.28).
Na primavera os dias ficam mais longos. Certamente isso poderá ser bem aproveitado: No livro dos Salmos 30:5 lemos : "...O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã".
Para os casais é sempre bom lembrar que depois do inverno a primavera há de chegar. Cantares de Salomão 2.11: "Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira começou a dar seus figos, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem".
O Verão
Suas principais características são dias longos e quentes (temperatura elevada), mas também possui dias geralmente chuvosos. Por possuir dias quentes, a tendência é acontecer evaporação da águas e com isso acontecer a precipitação, ou seja, a formação das nuvens de chuva.
No casamento o verão é muito importante. No amor é preciso calor e muita intensidade, mas é preciso ter cuidado com a precipitação, não podemos permitir que ela nos apanhe desprevenidos. Geralmente no casamento quem se precipita, tem sempre algo do que se arrepender.
O Outono
O outono é a estação que marca a transição entre o verão e o inverno. O outono é conhecido como a estação das frutas. Por ser uma fase de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta características de ambas as estações: redução de chuvas, mudanças bruscas no tempo, nevoeiros em algumas regiões.
Entre outras características do outono, podemos citar o fato dos dias e das noites terem a mesma duração. Devemos ter muito cuidado quando no casamento chegarmos à estação do outono para que não mergulhemos na "mesmice" e corramos o risco da monotonia.
No outono matrimonial será tempo de frutificar. Ezequiel 47:12 afirma: "Junto ao rio, às ribanceiras, de um e de outro lado, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; não murchará a sua folha, nem faltará o seu fruto; nos seus meses, produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio".
O Inverno
Inverno é a mais fria estação do ano. O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes.
Se no matrimônio o casal não está atento à chegada do inverno matrimonial, as coisas podem se complicar. Pois no inverno, quando o relacionamento é frio, e tudo parece cinza ao redor, é quando um dos cônjuges acaba por escolher "migrar" para outras regiões. Vai à procura daquilo que sente falta na relação matrimonial.
Outros animais, como ursos, hibernam no inverno, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.
Geralmente no período do inverno matrimonial somos tomados por um instinto de "hibernar". É aquela estação de nossas vidas onde não desejamos realizações, falta-nos motivação suficiente para caminhar.
Quando o inverno matrimonial chegar será preciso estar muito atento. Provérbios 20:4 diz: "O preguiçoso não lavra por causa do inverno, pelo que, na sega, procura e nada encontra".
O inverno matrimonial é um tempo que requer do casal o andar juntinho. Em Eclesiastes 4:9,11 está escrito: "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?"
Essa é uma boa orientação para enfrentar o inverno matrimonial.
Antonio Vivaldi (1678- 1741), padre veneziano contemporâneo de Bach, que nos legou belas composições, descreveu as melodias das estações no concerto "As Quatro Estações".
"As Quatro Estações", a peça mais famosa de sua obra, faz parte de 12 concertos denominados O diálogo Entre a Harmonia e a Criatividade. "Nessa série, se acentua a tendência ao sentido pitoresco que resulta na tentativa de se expressar, musicalmente, fenômenos da natureza ou sentimentos, como a primavera, o verão, o outono e o inverno.
O que dizer das quatro estações de Vivaldi? Fantástico. Apliquemos contudo o título de sua obra ao casamento.
Primeiro o Diálogo - Sabemos que diálogo é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas. O Outono (estação do ano) é o exato diálogo do Verão com o Inverno. Com isso reconhecemos aqui a importância do diálogo também nas estações do matrimônio.
Deus propôs para o casamento o diálogo: "Não é bom que o homem esteja só" (Gn 2.18). Se Deus desejasse que a vida fosse um MONÓLOGO, Deus permitiria ao homem viver sozinho.
O diálogo entre o Marido e a Mulher, ou a falta dele, afetarão diretamente o diálogo e o relacionamento do casal com Deus. Vejamos: "Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações" (1Pedro 3.7).
Em segundo lugar a Harmonia - Em se tratando de música, e disso entendia Vivaldi, a harmonia é o campo que estuda as relações. Para que a música seja harmônica você deve obedecer a uma série de normas.
No casamento não é diferente, é preciso um cuidado profundo nas relações, para não prejudicar a harmonia.
Na música a função principal do sistema tonal é a tônica. A questão toda se resume na tônica ou seja, na aproximação (dominante) e afastamento (subdominante).
No casamento precisamos, para uma boa construção harmônica, considerar a "dominante".
Efésios 5.22 - Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
Efésios 5.25 - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.
Analisado essa regra harmônica, e respeitada a "tônica" que nos foi colocada, não há como desafinar na relação marido e mulher.
Por último a Criatividade - Um dos principais 'combustíveis' para a criatividade é a imaginação. Pessoas criativas estão sempre dispostas a enxergar novas possibilidades e buscar novas relações entre as coisas.
A criatividade se apresenta através de duas linhas de raciocínio: o divergente e o convergente




Homofobia, um esclarecimento necessário
Autor(a): Hernandes Dias Lopes

A palavra homofobia está na moda. No mundo inteiro discute-se a questão do homossexualismo. Em alguns países já se aprovou a lei do casamento gay. Aqui no Brasil, tramita no congresso um projeto de lei (PL 122/2006), que visa a criminalização daqueles que se posicionarem contra a prática homossexual. O assunto que estava adormecido, em virtude de firme posição evangélica contra o referido projeto de lei, mormente na efervescência da campanha política de 2010, ganhou novo fôlego com a nova proposta da senadora Marta Suplicy (PT-SP), que pleiteia a reclusão de cinco anos, em regime fechado, para quem se posicionar publicamente contra o homossexualismo. Diante desse fato, quero propor algumas reflexões:
Em primeiro lugar, esse projeto de lei fere o mais sagrado dos direitos, que é a liberdade de consciência. Que os homossexuais têm direito garantido por lei de adotarem para si o estilo de vida que quiserem e fazer suas escolhas sexuais, ninguém questiona. O que não é cabível é nos obrigar, por força de lei, concordar com essa prática. Se os homossexuais têm liberdade de fazer suas escolhas, os heterossexuais têm o sagrado direito de pensar diferente, de serem diferentes e de expressarem livremente o seu posicionamento.
Em segundo lugar, esse projeto de lei cria uma classe privilegiada distinta das demais. O respeito ao foro íntimo e à liberdade de consciência é a base de uma sociedade justa enquanto a liberdade de expressão é a base da democracia. Não podemos amordaçar um povo sem produzir um regime totalitário, truculento e opressor. Não podemos impor um comportamento goela abaixo de uma nação nem ameaçar com os rigores da lei aqueles que pensam diferente. Nesse país se fala mal dos políticos, dos empresários, dos trabalhadores, dos religiosos, dos homens e das mulheres e só se criminaliza aqueles que discordam da prática homossexual? Onde está a igualdade de direitos? Onde está o sagrado direito da liberdade de consciência? Onde o preceito da justiça?
Em terceiro lugar, esse projeto de lei degrada os valores morais que devem reger a sociedade. O que estamos assistindo é uma inversão de valores. A questão vigente não é a tolerância ao homossexualismo, mas uma promoção dessa prática. Querem nos convencer de que a prática homossexual deve ser ensinada e adotada como uma opção sexual legítima e moralmente aceitável. Os meios de comunicação, influenciados pelos formadores de opinião dessa vertente, induzem as crianças e adolescentes a se renderem a esse estilo de vida, que diga de passagem, está na contramão dos castiços valores morais, que sempre regeram a família e a sociedade. O homossexualismo não é apenas uma prática condenada pelos preceitos de Deus, mas, também, é o fundo do poço da degradação moral de um povo (Rm 1.18-32).
Em quarto lugar, esse projeto de lei avilta os valores morais que devem reger a família. Deus criou o homem e a mulher (Gn 1.27). Ninguém nasce homossexual. Essa é uma prática aprendida que decorre de uma educação distorcida, de um abuso sofrido ou de uma escolha errada. Assim como ninguém nasce adúltero, de igual forma, ninguém nasce homossexual. Essa é uma escolha deliberada, que se transforma num hábito arraigado e num vício avassalador. Deus instituiu o casamento como uma união legal, legítima e santa entre um homem e uma mulher (Gn 2.24). A relação homossexual é vista na Palavra de Deus como abominação para o Senhor (Lv 18.22). A união homossexual é vista como um erro, uma torpeza, uma paixão infame, algo contrário à natureza (Rm 1.24-28). A Palavra de Deus diz que os homossexuais não herdarão o reino de Deus, a não ser que se arrependam dessa prática (1Co 6.9,10). Porém, aqueles que se convertem a Cristo e são santificados pelo Espírito Santo recebem uma nova mente, uma nova vida e o completo perdão divino (1Co 6.11).



Está Vivendo em Adultério?

Esta mensagem é para você, que neste momento, está cometendo o adultério.
Saiba, que o salário do pecado é a morte. 
A morte espiritual.
Talvez você esteja adulterando e não esteja feliz com essa situação, simplesmente não está conseguindo parar de fazer isso. 
Bem meu amigo e minha amiga, se este é o seu caso, gostaria de que você entendesse uma coisa, existe um encosto trabalhando em sua vida.
Talvez você apenas queira ser feliz na sua vida sentimental, e não consegue. 
É exatamente por causa disto. 
Sabe meus amados, você precisa ter consciência de uma coisa, de que Jesus está voltando e todo aquele que se achar na iniquidade, vai ser deixado pra trás.
Mesmo que Ele ainda não tenha voltado, você não sabe como será o teu dia, nem o que te sucederá, mas pode ter certeza de uma coisa, que se chegar a tua hora, e você morrer, só existem dois lugares para onde a tua alma pode ir, um é o céu, e o outro é o inferno.
Bem, no céu, você estará com toda a certeza nos braços do Senhor Jesus, vai descançar no Senhor. 
E no inferno, você sabe, vai encontrar muita dor, pranto e ranger de dentes, mas não é só isso. 
Você já parou pra pensar que lá não haverá nem uma gota de amor? É... lá não haverá amor, pois quem manda no inferno é o diabo, e essa criatura é totalmente desprovida de amor. 
Ao contrário, você viverá com a dor eterna na sua alma, na chama do inferno. 
Falando assim, não dá muito pra se impressionar, mas imagine você no meio de uma prisão onde há os mais terríveis assassinos e psicopatas que você já ouviu falar, pessoas que foram usadas para cometer crimes horrendos e coisas assim, pois é meu amigo e minha amiga, no inferno vai ser bem pior do que isso.
Ainda é tempo de você se arrepender, e buscar a Deus.
Ele ama você e quer que você tenha vida abundante, agora, e na eternidade.
Nós sabemos que o AMOR DE DEUS foi tão grande por nós, que seu desejo era tanto de nos salvar, que enviou seu Único Filho para nos Salvar e você fica ai meu amigo e minha amiga, muitas vezes rindo, muitas vezes criticando a esse Deus maravilhoso que tanto te amou.
Saiba que logo, muito em breve a Palavra de Deus se cumprirá, e que você decide hoje, onde vai querer passar a eternidade.
Sabe, não estou escrevendo para te acusar, nem tão pouco para te ofender, ou para te assustar. 
Estou escrevendo, porque a porta da entrada do céu realmente é muito estreita, e muitos não conseguirão passar por ela, mas se você abrir o seu coração, entregar a sua vida para Jesus, se você se arrepender agora, dos seus maus caminhos, com certeza, nesse momento você estará nas mãos de Deus.
Seja inteligente, faça a escolha certa.
Do que vai te adiantar, você trabalhar toda a vida que você tem, se perder no meio da prostituição, dos vicíos, das drogas, e na eternidade morrer? 
Eu falo da sua vida eterna, do momento que você deixar esse corpo, da hora em que você estará frente na frente de Deus, ou talvez do diabo.
Meu amigo e minha amiga, é essa a hora de você parar para pensar no que esta fazendo, em como está a sua vida, e como quer continuar a vive-la. 
Desejo que você medite, no que te falei hoje, e se você estiver necessitando de ajuda em oração, escreva pra mim. 
Vou orar para que Deus haja na tua vida, e com toda a certeza, a resposta chegará, transformando o teu coração.
Para que você tenha uma vida feliz, cheia de alegrias, prosperidade e amor, é preciso que você entregue ela ao Senhor Jesus. 
Só Ele pode te ajudar



Coop. Joel Pedroso com sua esposa Vera Lucia
e seu filho Jean. Irmã Vera é a líder do círculo de oração. 
Joel é cooperador na congregação esta família é uma benção estão contribuindo com a
obra do Senhor.
Temos um objetivo de publicar
fotos de
todas as famílias que congregam na
Igreja Assembléia de Deus em Jardim Guarany.

                            
 A mulher cristã: um referencial



Provérbios 31: 30-31.



Estamos vivendo num contexto totalmente diferente de todas as épocas; - o nosso contexto hoje é de uma mulher profissional, competitiva no mercado de trabalho, etc. Porém, mesmo em meio à era da pós-modernidade (3º milênio), não podemos perder de vista o alvo estabelecido por Deus na Sua Palavra para as mulheres.



PROPOSIÇÃO – O texto que lemos nos afirma que tudo é vão, isto é, sem valor, o que se faz, se não tiver nas atitudes o motivo de temer ao Senhor Deus.



ORAÇÃO INTERROGATIVA – Quais seriam então as prerrogativas de uma mulher cristã para o 3º milênio?



ORAÇÃO TRANSITÓRIA – Abordaremos três pontos de como a mulher cristã deve ser como esposa, mãe e membro da Igreja do Senhor.



DESENVOLVIMENTO



1) A MULHER CRISTÃ COMO ESPOSA – AGAR - Gn.16:3; 12:16; 30: 3-9; 16:10

a) Deve ser uma mulher que Deus fala com ela – Gn. 16: 8

b) Vive debaixo da promessa de Deus – Gn. 16: 10

c) Que tem visão de Deus, vê-lo e fala com Ele – Gn.16: 13

d) Que obedece a Deus – Gn. 16: 13-14.



2) A MULHER CRISTÃ COMO MÃE – ANA – 1º Sm. 1: 10-2: 10

a) Deve ter o hábito de orar – 1º Sm. 1: 10-11

b) Deve se autonegar – 1º Sm. 1: 27-28

c) Deve ser agradecida – 1º Sm. 2: 1-10



3) A MULHER CRISTÃ COMO MEMBRO DA IGREJA – A SAMARITANA – Jo.4: 1-30

a) Deve ser evangelista – Jo. 4: 29

b) Deve proclamar que Jesus vive – Mt. 28: 8

c) Deve pregar aos de sua casa(judeus) – Lc. 2: 37,38



APLICAÇÃO – Quero desafiá-las nesta noite a ser mulheres segundo o coração de Deus. Que tenham experiências profundas com Ele. Não perca de vista a visão bíblica para a sua conduta como mulher cristã no 3º milênio, como esposa, mãe e membro da Igreja.



CONCLUSÃO – Vivam debaixo da promessa de Deus, buscando sempre o cumprimento dessa promessa.

Busquem ter uma visão de Deus, fale com Ele e obedeça-o.


Tenham o hábito de orar sempre, de se humilhar na presença de Deus e agradecer-lhe por tudo. Não deixem de anunciar aos outros que Cristo é o Senhor e Salvador de suas vidas, começando pela sua família.
Que Deus vos abençoe em nome de Jesus Cristo. AMÉM!!!

Pr. José Pinto de Oliveira Filho
www.atosdois.com.br





Métodos bíblicos para a educação

Educando nossos filhos através da Palavra de Deus


O EXEMPLO  (1 Co 11.1): o apóstolo Paulo era solteiro, mas tinha inúmeros filhos espirituais, a maioria bem-sucedida. Pelo seu exemplo, seus filhos na fé fizeram proezas. Podemos conhecer a bíblia de cor, e exortar nossos filhos, discipliná-los, etc., mas, se não formos exemplos de vida para eles, então nosso fracasso em educá-los será enorme. Sua vida fala mais alto do que as suas palavras! Leia Josué 24.15. 

PERSEVERANÇA (Dt 11.18-19, Pv 22.6): não se educa os filhos em uma semana. São 20 anos, no mínimo, de persistência diária. Tudo terá que ser ensinado, repetido e insistido, às vezes até a exaustão. 

UNIFORMIDADE  (Mc 3.25): o pior de tudo é o pai ter uma opinião, e a mãe outra, sobre determinado assunto de educação. Exemplo: o pai dá doces á criança, mas a mãe é contra. O filho sempre estará no dilema: ou agrada a um e desagrada a outro. Nunca saberá o que é correto. 

NÃO INTERFIRA, se seu cônjuge está tomando uma atitude com seu filho. Mesmo que esteja errado, é preferível conversar, a sós, com seu cônjuge, sobre o assunto, mais tarde, e combinarem juntos os procedimentos daí por diante. AMOR (Rm 13.8-10): somente com amor poderemos fixar a verdadeira face de Deus na mente de nossos filhos. O amor fará com que os pais se dediquem á tarefa de educar seus filhos, evitando com que deixem esta tarefa para a igreja ou a escola, assumindo eles mesmos esta responsabilidade bíblica. A má formação dos jovens não é oriunda da sociedade corrupta ou da fraqueza do governo, mas da ausência de um lar amoroso, onde a prioridade é o amor a Deus e ao próximo. 

DISCIPLINA: é um recurso indispensável, pois "a estultícia (estupidez) está ligada ao coração da criança" (Pv 22.15). Engana-se quem pensa que a vara é a única alternativa bíblica de disciplina (leia Cl 3.21). Observe que em Pv 29.15 há separação entre vara e disciplina, mostrando que são distintos. Disciplinar quer dizer corrigir, fazer obedecer. Entre as alternativas bíblicas, se encontram: a exortação (Ef 6.4), restrições diversas (Pv 19.18), repreensões (Hb 12.7,8), persuasão (induzir, convencer: Pv 29.17, Dt 6.5-9), motivação (Ex 20.12, Ef 6.1-3). Cada uma tem seu valor, e seu tempo de aplicação. "Criança", na bíblia, representa o período antes da puberdade (menino: 10 a 13 anos; menina: 12 a 14 anos).

ORAÇÃO (Tg 1.5): orar é aprender com Deus os princípios e as soluções na tarefa mais difícil que existe no mundo: educar os filhos.

Fonte: Portal Melodia - www.melodia.com.br



Palavras que o casal deve praticar.

Deus quer que você viva bem no casamento e namoro; quer também que você viva bem com ele. Faça a vontade de Deus em todas as áreas da sua vida.


Há quatro palavras, ou frases, que precisamos falar todos os dias para os nossos cônjuges ou companheiros.
Se não falamos em voz alta, precisamos pelo menos falar em nosso coração.Estas palavras curam muitos dos males que prejudicam o casamento e o namoro.
Ao falar estas palavras, a correspondente atitude tem que acompanhar. Se forem apenas palavras, nada adiantariam. E. Diga você estas palavras:

"Eu te perdoo".
Mt 6.12; 18. 21-22; 2Co 2.10; Ef 4.32
Estas palavras (e atitude) curam o ressentimento e amargura. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "Em que eu tenho ofendido ou defraudado? Pelo que eu sinto mal para com meu companheiro?"

"Eu te elogio".
Pr 31.28-31; 1Pe 3.7
Estas palavras curam a crítica e a acusação. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "O que meu amor fez de bem hoje?"

"Eu te sirvo". 
Gl 5.13
Estas palavras curam o egoísmo e a omissão. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "Como eu posso ajudar meu grande amor hoje?"

"Eu te amo". 
Gl 5.14; 2Co 4.5
Estas palavras curam a negligência. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "Como eu posso mostrar hoje o meu amor pelo meu cônjuge ou namorado(a)?"

Conclusão
Se você falar todos os dias estas palavras para seu cônjuge, você terá um relacionamento conjugal que será uma benção. Deus quer que você viva bem no casamento e namoro; quer também que você viva bem com ele. Faça a vontade de Deus em todas as áreas da sua vida. 

Fonte: www.melodia.com.br



Eliminando o estresse no casamento


Os empregadores lutam contra o fato de que mais de 50% da perda de dias trabalhados ocorre devido a problemas ligados ao estresse. Muitas pessoas sofrem em decorrência de sintomas da vida ocupada e sob pressão; elas não conseguem manter um bom desempenho em seus empregos e igualmente são incapazes de fazê-lo no casamento e na vida familiar.

Eventos marcantes da vida atuam como uma enorme fonte de estresse. Quando pensamos nos acontecimentos que nos causam ansiedade nossa tendência é enfatizar o pior, como a falência, a morte ou o divórcio. Estas são as principais fontes de pressão mas não são as únicas. Até mesmo as situações de alegria podem deixar nossos relacionamentos sob pressão e elevar nosso nível de tensão. O nascimento de um bebê, a ida dos filhos para a escola pela primeira vez, ou jovens saindo de casa para a faculdade podem gerar enorme pressão. Um casamento na família pode ser particularmente estressante devido a todos os interesses familiares envolvidos.

O estresse é identificado quando o corpo começa a reagir à tensão constante e começa a desmoronar, o que só acontece após um longo processo de “esgotamento” devido às preocupações diárias. Inúmeros problemas de saúde são associados ao estresse incluindo problemas cardíacos, câncer, depressão, deficiência imunológica, dores de cabeça, perda de memória e obesidade..

Casamentos sob estresse podem ter sintomas semelhantes; quase sempre quando os problemas surgem no relacionamento, eles são um sintoma de tensão e pressão já existente há anos. Os problemas no casamento incluem: ausência de comunicação, solidão, discussões, separação e divórcio. Talvez você sinta pressão em seu casamento, mas não possa atribuí-la aos principais fatores já mencionados. Todavia isso não significa que seu casamento não esteja sentindo os efeitos do estresse.

Um tornado pode atingir uma cidade e causar destruição em poucos segundos, os danos são terríveis e o projeto de reconstrução parece impossível. Igualmente a erosão pode causar devastação num terreno, mas o processo é muito mais lento, é um processo gradual e subterrâneo, mas ao final produz os mesmos resultados.

Controvérsias diárias se não resolvidas podem, pouco a pouco, erodir um relacionamento, pequenas coisas como: meias deixadas no chão, reclamações, o estresse da manutenção do lar e críticas podem, lentamente, causar a pressão no casamento. A pressão pode ser contida por um tempo, mas no fim o refluxo pode ser tanto uma explosão quanto um colapso emocional. Então o que você pode fazer para lidar com o estresse no relacionamento? Observe que nós não perguntamos o que você pode fazer para evitar o estresse. Esta seria uma tarefa impossível no mundo em que vivemos, contudo há coisas que podemos fazer para trazer algum alívio.

Derrotando o Estresse no Casamento

• Diminua o ritmo – identifique as coisas que possam ser ‘deixadas de lado’ e que causem pressão.

• Reserve tempo para conversarem entre si.

• Lembre-se que todas as coisas cooperam para aqueles que amam a Deus.

• Passem tempo como casal, encontrem uma atividade que vocês dois gostem e divirtam-se juntos.

• Resolvam os problemas juntos ao invés de tentar solucioná-lo sozinho.

• Sexo, uma vida amorosa sadia em seu casamento reduzirá o estresse.

• Orçamento – estabeleça um orçamento e viva dentro dele.

• Compreenda que mudanças levam tempo, não tenha metas irreais.

• Durma, você precisa de pelo menos sete horas ou mais para ficar bem.

• Tente identificar as coisas que são as maiores fontes de estresse, uma vez que você conheça os tigres desenvolva estratégias para vencer cada um deles. (Por exemplo, se perder as chaves gera discussão arrume um lugar onde elas sempre possam ser encontradas).

• Todos os dias reservem tempo para orar e ler a Bíblia, juntos.

• Resolva logo os problemas.


• Semeie a semente certa. Ao invés de dizer “Eu não consigo” declare a Palavra de Deus “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.



Como fortalecer o seu casamento


Casamento é andar na contra mão do sistema. A turma diz: casamento é via de mão dupla, quem ta fora quer entrar e quem ta dentro quer sair. Eu digo a você que no meu caso e de inúmeros casais que conheço a história é diferente. O casamento é cada dia melhor!

O casamento é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado, para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra já dizia Nizan Guanaes.

A idéia de que sexo é o primeiro lugar no casamento distorce o sentido do casamento cristão. O sexo é importante sim, mas de forma exacerbada deixa de ser uma demonstração de amor e passa a ser apenas instinto. Em contrapartida, tenha uma vida sexual sem pudores. Curtam o corpo do outro e a sexualidade plena que o casamento permite e celebrem a união com bom sexo e muito carinho.

Seja amigo e amante sabendo exatamente quando deve entrar em cena um e outro sem que isso transtorne sua identidade ou faça você perder o romantismo. Façam da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar. Não zombe dos defeitos do outro, não faça do seu cônjuge motivo de chacota.

Casamento é uma instituição divina. Para que ele dê certo, vc precisa conhecer profundamente o Deus do casamento. Até hoje eu estou pra ver um casamento saudável sem que Deus esteja no meio dele. Conheçam o Deus do casamento... chamem Ele para participar dessa relação. Porque se ele estiver dentro dessa relação, absolutamente nada será impossível pra vocês.
Pense nisso:

“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” Hebreus 13.4



12 Passos para seu filho

se tornar um delinqüente


Passo 1 1
Durante a infância, dê a seu filho tudo o que ele deseja. - Deste modo ele crescerá acreditando que o mundo deve tudo a ele.
Receita de Deus
Provérbios 19:18 - "Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo "
Passo 2
Quando ele falar palavrões ou contar piadas indecorosas ria, estimule.
-Ele vai se sentir engraçado e, no futuro, terá atitudes que vão te decepcionar e embaraçar diante das pessoas.
Receita de Deus
Provérbios 15:28 - "O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades."
Passo 3
Até seu filho atingir os 18 anos NÃO O ORIENTE sobre a vida espiritual. Espere até que ele chegue à maioridade e decida por conta própria o caminho a seguir. _ Se é que optará por algum !!!
Receita de Deus
Provérbios 22:6 - "Ensina a criança no caminho em que DEVE ANDAR e ainda quando for velho não se desviará dele."
Passo 4
Evite usar a palavra "errado" pois pode desenvolver na criança um complexo de culpa, e na adolescência, quando seu filho errar e outros reclamarem, ele vai se sentir perseguido e que todos estão contra ele. ---Assim, você terá uma pessoa fraca e medrosa dentro de casa.
Receita de Deus
Provérbios 13:24 - "O que retém a vara, aborrece o seu filho, mas o que o ama, cedo o disciplina ( castiga )."                              
Passo-5     

Em casa, faça tudo por ele: arrume seu quarto, guarde sapatos e roupas jogadas. -- Se você agir assim, estará criando nele a tendência de jogar sobre os outros todas as suas responsabilidades.
Receita de Deus Provérbios 10:5 - "O que ajunta no verão é filho entendido, mas o que dorme na sega ( colheita ) é filho que envergonha."
Passo-6

Não faça nenhuma triagem na literatura e programas de Televisão de seu filho, deixe-o ler e assistir tudo que ele quiser. -- Talvez ele só consiga armazenar lixo em sua mente.
Receita de Deus
Provérbios 4:23 - "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."
Passo-7
Briguem freqüentemente entre si na presença de seu filho. -- Desta maneira não ficará tão chocado quando vocês se separarem, ou mesmo quando ele vier a se casar, seu próprio lar for destruído.
Receita de Deus
Provérbios 17: 27,28 - "Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência. Até o tolo, quando se cala é tido por sábio, e o que cerra os lábios por entendido."
Passo-8
Dê a seu filho todo dinheiro que ele pedir. Nunca o encoraje a lutar pelo seu próprio sustento. Por que ele tem que passar pelos momentos difíceis da vida pelos quais você passou?  Receita de Deus
Provérbios 24:30-34 - "Passei pelo campo do preguiçoso, e junto à vinha do homem falto de entendimento, eis que tudo estava cheio de cardos..... "* A redoma pode tirar o valor real da vida !!! *
Passo-9
Satisfaça todos os caprichos de conforto, comida e bebida que seu filho tiver. Providencie meios para que ele sacie seus desejos sexuais. A negação pode provocar uma frustração prejudicial. - ... E uma irrealidade,de vida....Receita de Deus Provérbios 29 : 15 - "A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar-a-mãe. "

Passo-10
Defenda sempre seu filho, mesmo quando ele estiver errado. Faça isso na frente do professor, do vizinho, dos parentes, da polícia.... -- E ele nunca assumirá nada na vida !!!
Receita de Deus
Provérbios 28:4 - "Os que desamparam a lei, louvam o perverso, mas os que guardam a lei, se indignam contra ele."

Passo-11
Não cumpra sua promessa em discipliná-lo por desobediência, porque assim ele pensará que não existe conseqüência para seu pecado ou desobediência.
Receita de Deus
Provérbios 22:15: “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela”

Passo-12 
Prepare-se para uma vida de dor, é bem provável que você vai tê-la.





                                                                                                                       

Familia e o nosso bem maior

Eu estava correndo e de repente um estranho trombou em mim:

- "Oh, me desculpe por favor", foi a minha reação.
E ele disse:

- "Ah, desculpe-me também, eu simplesmente nem te vi!"
Nós fomos muito educados um com o outro, aquele estranho e eu.

Então, nos despedimos e cada um foi pro seu lado.

Mas em nossa casa, acontecem histórias diferentes.
Como nós tratamos aqueles que amamos...???

Mais tarde naquele dia, eu estava fazendo o jantar e meu filho parou do meu lado tão em silêncio que eu nem percebi.

Quando eu me virei, tomei o maior susto e lhe dei uma bronca.

"Saia do meu caminho filho!"

E eu disse aquilo com certa braveza.

E ele foi embora, certamente com seu pequeno coração partido.

Eu nem imaginava como havia sido rude com ele.

Quando eu fui me deitar, eu podia ouvir a voz calma e doce de Deus me dizendo:

- "Quando falava com um estranho, quanta cortesia voce usou! Mas com seu filho, a criança que você ama, você nem sequer se preocupou com isso! Olhe no chão da cozinha, você verá algumas flores perto da porta. São flores que ele trouxe pra você. Ele mesmo as pegou; a cor-de-rosa, a amarela e a azul. Ele ficou quietinho para não estragar a surpresa e você nem viu as lágrimas nos olhos dele."

Nesse momento, eu me senti muito pequena.
E agora, o meu coração era quem derramava lágrimas.

Então eu fui até a cama dele e ajoelhei ao seu lado.

- "Acorde filhinho, acorde. Estas são as flores que você pegou pra mim?"

Ele sorriu:
- "Eu as encontrei embaixo da árvore. Eu as peguei porque as achei tão bonitas como você! Eu sabia que você iria gostar, especialmente da azul."

Eu disse:
- "Filho, eu sinto muito pela maneira como agi hoje. Eu não devia ter gritado com você daquela maneira."
- "Ah mamãe, não tem problema, eu te amo mesmo assim!!"
- "Filho, eu também te amo. E eu adorei as flores, especialmente a azul."

Você já parou pra pensar que, se morrermos amanhã, a empresa para qual trabalhamos poderá facilmente nos substituir em uma questão de dias.

Mas as pessoas que nos amam, a família que deixamos para trás, sentirão essa perda para o resto de suas vidas.
E nós raramente paramos pra pensar nisso.

Às vezes colocamos nosso esforço em coisas muito menos importantes que nossa família, que as pessoas que nos amam, e não nos damos conta do que realmente estamos perdendo.

Perdemos o tempo de sermos carinhosos, de dizer um "Eu te amo", de dizer um "Obrigado", de dar um sorriso, ou de dizer o quanto cada pessoa é importante pra nós.

Ao invés disso, muitas vezes agimos com rudeza, e não percebemos o quanto isso machuca os nossos queridos.
A família é o nosso maior bem!!!