Liderança


Gunnar Adolf Vingren

  Gunnar Adolf Vingren

História do fundador da Assembléia de Deus.A história do missionário Gunnar Adolf Vingren se confunde com a própria criação e expansão da igreja em seus primórdios, cuja trajetória foi descrita em parte nas páginas anteriores. Ele pastoreou a Igreja em Belém pelo período de 13 anos e alguns meses, especificamente de 18 de junho de 1911 até 1924.
Ele teve como auxiliar, inicialmente, o missionário Daniel Berg, de 1911-1922, que se ocupava do serviço de colportagem das Sagradas Escrituras e da evangelização em Belém e em outras cidades do Interior do Estado. Gunnar Vingren Também era auxiliado pelos pastores: Pedro Trajano Pinheiro (1915-1917); Adriano P. Nobre (1916-1917); Lar-Erik Samuel Nyström (1917-1924); Bruno Skolimowisk (1921-1924), Nels Julius Nelson (1921-1924); José Manoel Costa de Almeida Sobrinho.
O missionário Samuel Nyström aceitou o convite para assumir a liderança do trabalho, pois já colaborava desde a sua chegada, fazendo-o fielmente por longos anos. Também o missionário Nels Julius Nelson, com muita graça e a sinceridade que lhe era peculiar, cooperou tanto no serviço da Igreja como na imprensa.
Biografía Gunnar Adolf Vingren teve como berço a cidade de Östra Husby, Östergotland, Suécia, situada às margens do lindo lago de Väsnern. Nasceu no dia 08 de agosto de 1879 num lar evangélico, onde recebeu sólida educação cristã.
Aos 9 anos de idade, procurando manter uma vida de consagração, recebeu de Deus uma comissão toda especial.
Em 1897, aos 18 anos, foi batizado nas águas na Igreja Batista em Wråka, Småland, Suécia. Nessa época, assumiu a direção da Escola Dominical de sua igreja, em substituição a seu pai.
Em outubro de 1898, deixou a direção da Escola Dominical e foi participar de uma Escola Bíblica em Götabro, Närke. Aquela Escola Bíblica durou um mês e fazia parte de uma Federação Evangélica que tinha o objetivo de ganhar almas para Cristo. Sua paixão pelas almas foi estimulada. Daí, passou a evangelizar a Suécia, sua terra natal.
Após o serviço militar, foi atraído pela "febre dos Estados Unidos". Em 30 de outubro de 1903, aos 24 anos de idade, embarcou na cidade de Gotemburgo no vapor M/S ROMEO, que o levou à cidade de Hull, na Inglaterra. De lá, foi de trem para Liverpool, onde pegou outro vapor, com destino a Boston, Massachusets, EUA.
Em setembro de 1904, iniciou um curso de quatro anos no Seminário Teológico Batista Sueco, em Chicago, sendo mais tarde consagrado ao ministério pastoral.
Em 1909, Gunnar Vingren deslocou-se até Chicago. Lá acontecia uma conferência batista. No quinto dia desse evento, o Senhor o batizou com o Espírito Santo.
Exultante, retornou à sua Igreja Batista em Menominee, Michigan, compartilhando com os irmãos a bênção recebida. Doravante, começou a pregar sobre o revestimento de poder. Não conseguia ficar calado.
Como era de se prever, nem todos aceitaram a nova doutrina. Decepcionado, Gunnar Vingren deixou aquela igreja, mudando-se para South Bend, lá permanecendo até outubro de 1910. Seu trabalho ali foi grandemente abençoado.
Era seu pensamento ser missionário na China, mas, após receber o batismo com o Espírito Santo, sentiu que Deus tinha outro propósito para a sua vida.
Isso ficou bem claro durante o verão de 1910.
Nessa época, visitando o irmão Adolfo Ulldin, Gunnar Vingren recebeu revelação do Senhor para vir ao Brasil, mais precisamente, ao Estado do Pará.
O lugar indicado por Deus era-lhe totalmente desconhecido. Localizando no mapa o distante Norte do Brasil, cheio de ânimo e determinação, começou a preparar-se para sua nova tarefa.
Como já dissemos, acompanhado de Daniel Berg, Gunnar Vingren aqui chegou no dia 19 de novembro de 1910, hospedando-se na Igreja Batista. Por questão de divergência doutrinária, foi desligado daquela igreja. Era junho de 1911. Juntamente com um grupo de irmãos que aceitaram a mensagem pentecostal, em 18 de julho do mesmo ano, Gunnar Vingren organizou a Assembléia de Deus no Brasil.
No início, o irmão Gunnar Vingren pouco saía, pois sua missão era orar dias inteiros, às vezes, até noites, pelo sucesso da obra do Senhor. Ele era o pastor da igreja, pois sua vocação de pregador era essa. Ao lado de Daniel Berg, Gunnar Vingren enfrentou muitas dificuldades. Após cinco anos de intenso labor, viajou ao seu país de origem, retornando ao Pará em agosto de 1917.
Em 1º de agosto de 1917, na sua primeira viagem, conheceu a enfermeira Frida Standberg, que lhe contou ter também uma chamada para o Brasil. Em 16 de outubro de 1917, Gunnar e Frida se casaram, tendo Samuel e Lina Nyström como testemunhas.
O missionário Gunnar Adolf Vingren, em seu pastorado de 13 anos e meses, na Igreja em Belém, que foi de 18 de junho de 1911 até 1924, ausentou-se do país por duas vezes, para tratamento de saúde, perfazendo um total de 3 anos e 7 meses.
Em 1920, fez uma viagem ao Rio de Janeiro, passando por Santa Catarina e Recife, onde cooperou com o missionário Joel Carlson. Em 1921, Gunnar Vingren foi acometido de malária, o que o levou de volta à Suécia. Restabelecido, retornou ao Pará, sendo essa a sua terceira viagem.
Daqui, transferiu-se para o Rio de Janeiro, em 1924, onde ficou por oito anos. Em 15 de agosto de 1932, Vingren retornou à Suécia, deixando a igreja do Rio de Janeiro, que pastoreara por cerca de oito anos, sob a responsabilidade de Samuel Nyström. No Brasil, terra que tanto amava, ficou sepultada sua filha Gunvor. A Igreja no Rio, sob a sua direção, estava "crescendo mais do que qualquer outra no Brasil, naquele período; os batismos em água multiplicavam-se", registrou.
No dia 27 de junho de 1933, o missionário Gunnar Vingren, que há muitos anos sofria com problemas estomacais, foi chamado ao Lar Celestial. Sua esposa, a irmã Frida Vingren, faleceu anos depois.
Antes de Vingren ser chamado para o Lar Celestial, deixou a seguinte mensagem aos irmãos brasileiros: "Diga-lhes que eu vou feliz com Jesus e, como um pai em Cristo, exorto a todos a receber a graça de Deus que quer operar mais santidade e humildade, para que possam receber os dons do Espírito Santo. Somente desta maneira a Igreja de Deus poderá estar preparada para a vinda de Jesus"





Pastor Missionário Daniel Berg


Palavras de ânimo que dizia Daniel Berg.
 "Jesus é bom. Glória a Jesus! Aleluia! Jesus é muito bom. Ele salva, batiza no Espírito Santo e cura os enfermos. Ele Faz tudo pro nós. Glória a Jesus! Aleluia!".Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil. Não possuíam eles amigos ou conhecidos na cidade de Belém. Não traziam endereço de alguém que os acolhessem ou orientasse. Carregando suas malas, enveredaram por uma rua. Ao alcançarem uma praça, sentaram-se em um banco para descansar; e aí fizeram a primeira oração em terras brasileiras.

Daniel Berg
Pastor Missionário Pioneiro (PA) (In Memoriam - 1884 a 1963]
: Liderança
- Pioneiro fundador da AD no Brasil
- Primeiro Pastor da AD Belém (SP)

: Pessoal - Nome completo: Daniel Högberg (Conhecido como missionário Daniel Berg).
- Nascimento: 19 de Abril de 1884.
- Natural: Vargon, Suécia.
- Pais: Gustav Verner Högberg e Fredrika Högberg (pertenciam à Igreja Batista).
- Esposa: Sara (Casou-se em Julho de 1920 na Suécia).
- Filhos: David Berg (?)
- Falecimento: 1963 aos 79 anos de idade.

: Formação
- Aprendeu a profissão de fundidor na sua primeira viagem aos Estados Unidos.
: Ministério
- Converteu-se e foi batizado nas águas em 1899.
- Foi para os Estados Unidos em 5 de Março de 1902 (aos 18 anos), chegando em Bostom em 25 de Março.
- Retornou à Suécia por algum tempo onde tomou conhecimento sobre a graça do Batismo no Espírito Santo através de um amigo.
- Vai novamente para os Estado Unidos (1909] e, ainda na viagem, é batizado no Espírito Santo.
- Em 1909, numa Conferência em Chicago, conhece o pastor Gunnar Vingren (Veja: biografia).
- Muda-se para South Bend onde pastoreava o Gunnar, iniciava-se uma grande amizade.
- Juntamente com o amigo recebem a revelação para irem ao Pará.
- Abandonou o emprego e, juntamente com o amigo, partiram para o Brasil.
- No Brasil, empregou-se como caldereiro e fundidor na Companhia Port of Pará. O que recebia servia de sustento para os dois.
- A conseguir se comunicar em português, começou a evangelizar nas cidades e vilas ao longo da Estrada de Ferro Belém-Bragança, enquanto Vingren cuidava do trabalho iniciado na capital.
- Evangelizou a Ilha de Marajó.
- No início de 1920 visitou a Suécia, onde conheceu a jovem Sara com quem se casou em Julho.
- Em 1921, retornou ao Brasil casado.
- Em 1927, muda-se para São Paulo
- Em 1963, hospitalizado na Suécia, continuava evangelizando através de folhetos e orações.
- Descansou em 1963 aos 79 anos de idade.

: Autoria
- Livros:
"Enviado por Deus - Memórias de Daniel Berg" - CPAD.
: Realização
- Juntamente com Gunnar Vingren, fundou a Assembléia de Deus no Brasil em 18 de Junho de 1911.
: Palavras de ânimo
"Jesus é bom. Glória a Jesus! Aleluia! Jesus é muito bom. Ele salva, batiza no Espírito Santo e cura os enfermos. Ele Faz tudo pro nós. Glória a Jesus! Aleluia!".
: Observação
- Veja também a biografia do seu companheiro Gunnard Adolf Vingren.
: Fonte
- Encarte Especial da revista Obreiro, ano 23, no 13 - CPAD
: Bibliografia
- Veja também:
- "Enviado por Deus - Memórias de Daniel Berg" de David Berg pela CPAD. Auto-biografia. Relatos do trabalho evangelístico de Daniel Berg, precursor da maior igreja pentecostal do mundo.

- "História das Assembléias de Deus no Brasil" de Emílio Conde pela CPAD.






O PRINCÍPIO DE AUTORIDADE
por Coty
 "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que há, foram ordenadas por Deus. Por isto quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação". (Rm 13.1,2 e At 23:5;
      A maneira pela qual Deus exerce o seu governo define o princípio da autoridade. A cadeia de autoridade com extensão de comando foi estabelecida por Deus com o objetivo de organizar, proteger e viabilizar uma administração efetiva. A cadeia de autoridade é uma ordenação e Deus por isso deve ser respeitada e conservada. É muito importante estimularmos este ensinamento, pois ele poupa as pessoas de muito sofrimento e castigo, que na verdade podem ser evitados.
      É importante dizer que estamos enfatizando as posições hierárquicas na cadeia de comando independentemente das pessoas em si que as estão ocupando. Apesar da posição e dos princípios serem sagrados, a pessoa pode ser iníqua. A pessoa errada na posição certa é uma das tragédias prediletas de satanás. Esse é um ponto que merece a nossa intercessão principalmente a nível de igreja.
"Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, mas sem a minha aprovação; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos". (Os 8:4)
      Isto acontece quando as pessoas, motivadas pelo materialismo, idolatram seus lideres, e principalmente, também, quando lideres, pela mesma inspiração, em detrimento das pessoas adequadas, tentam se sustentar numa posição de autoridade através de manipulação espiritual. Desta forma, Satanás se infiltra instaurando o famoso "Esquema de Jezabel" com o intuito de adoecer estruturas de liderança. Cada vez que a pessoa certa sai ou é retirada da sua posição e uma pessoa errada a ocupa, pessoas serão feridas, perseguidas, injustiçadas e o corpo que está sujeito a esta liderança vai sofrer, seja uma família, igreja, empresa, cidade, etc.
O principio de autoridade é um legado de Deus
      Ninguém está isento de ministrar ou ser ministrado pelo princípio da autoridade. Já nascemos com uma liderança sobre nós que são os nossos pais.Quando Deus criou a segunda pessoa no mundo, o principio da autoridade já entrou em vigor para os relacionamento humanos. Eva seria uma auxiliadora idônea, sob a liderança espiritual de Adão.
      O próprio Deus respeita e se sujeita a autoridade delegada. Quando Deus pensou em destruir o povo de Israel devido a tantas rebeliões e reprovações no deserto, ele mesmo, apesar de ser Deus, pediu autorização a Moisés, a quem incumbira da responsabilidade e autoridade de conduzir o povo.
"Agora, pois, deixa-mepara que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; e eu farei de ti uma grande nação". (Ex. 32:10)
      Por sua vez, Moisés intercedeu em favor do povo não permitindo que Deus cumprisse aquele intento. O mais incrível é que Deus se sujeitou à autoridade que ele mesmo havia conferido a Moisés. O principio de autoridade não apenas vem de Deus como também é sustentado, respeitado e praticado por Ele.
O principio de autoridade estabelece a ordem de Deus
1)    O principio de autoridade é o mais importante agente para manter pessoas, valores e coisas em ordem.
2)    Não existe crescimento sadio sem organização e não existe organização sem autoridade.
3)    A autoridade é a essência da liderança que embute a justa capacidade de aplicar as leis que governam o mundo moral, o discernimento em relação aos devidos lugares das pessoas e coisas e, também, a habilidade de estabelecer objetivos claros conduzindo um grupo de pessoas na direção correta. Uma boa liderança produz ordem e desenvolvimento.
4)    De forma alguma uma posição de autoridade pode ser ocupada levianamentePaulo adverte para não impor precipitadamente as mão sobre uma pessoa. Antes de estabelecer alguém em autoridade, esta pessoa precisa ser treinada, testada e aprovada.
5)    Sem uma cadeia de autoridade seríamos uma multidão de pessoas vivendo desordenadamente. Este é o principio maligno da anarquia que destina qualquer sociedade à destruição. O pior sistema de governo é ainda menos pior que sistema nenhum. O caos culmina quando pessoas se rebelam contra o principio de autoridade.
6)    Não devemos confundir o principio de autoridade com o estilo de uma pessoa. Há uma grande diferença entre você não simpatizar com a personalidade de um líder e você se rebelar contra o princípio de autoridade.  O estilo de liderança é da pessoa, o principio de autoridade é divino.
7)    Também não devemos confundir o principio de autoridade com um sistema de governo com estratégias específicas de liderança. A personalidade de um líder, um sistema ou estratégias de governo, um estilo de liderança, tudo isto pode ser falho e muitas vezes inconveniente, porém o princípio da autoridade é sempre funcional e inabalável. Se não soubermos estabelecer esta fina linha entre a "pessoa" e o "principio da autoridade" podemos facilmente nos equivocarmos trazendo condenação para nós mesmos.
Muitas pessoas estão espiritualmente desencaixadas e perdidas, porque em virtude de decepções com "autoridades" se rebelaram contra o "princípio da autoridade".  Acham-se feridas, resistindo e combatendo contra Deus.
Algumas espiritualizam seu conflito dizendo: "não me submeto mais a homens, senão apenas a Deus!" Estas pessoas ainda precisam ser quebrantadas para não serem quebradas pelo principio de autoridade. A história do filho pródigo ensina que pessoas são aprisionadas num lugar de sequidão e necessidades, e até morrem prematuramente por infligirem e afrontarem o principio de autoridade.
Uma desarmonia com o principio de autoridade impõe os piores quadros de confusão, perversão e insegurança.  Pessoas perdem o fio da vontade de Deus, não conseguem discernir a porta a entrar e o caminho a tomar, tudo fica obscuro e um sentimento de desorientação se instala.
Esse desencaixe abala também muitos relacionamentos importantes e parece que tudo na vida entra em desordem. As perspectivas espirituais tornam-se confusas e distorcidas. O princípio da organização e da orientação espiritual se fundamenta numa correspondência com o principio da autoridade.
 Autoridade é inseparável da responsabilidade
Por mais que uma posição concede poder, autoridade legítima vem do caráter. Responsabilidade é a capacidade moral através do livre arbítrio de crescer em santidade de caráter, correspondendo com as expectativas divinas.Isso requer vencer as tentações, superar as provas, obedecer, perseverar, expressar a verdade no íntimo e também dispor de um coração inteiro no propósito de Deus.
Tudo isso envolve um somatório de escolhas que irão determinar nosso caráter. Na mesma proporção que o nosso caráter está sendo exercitado no quebrantamento da alma e no tratamento do Espírito Santo é que estaremos sendo investidos da genuína autoridade.
Hoje vemos muitas pessoas obcecadas pelo poder. Mas se fossemos um pouco mais sábios, não buscaríamos primariamente o poder, mas o caráter. Poder sem caráter é simplesmente uma armadilha espiritual.  Através desta autoridade irresponsável muitos são seduzidos e destruídos. Jesus ensinou que ao que muito é dado, muito será cobrado. Responsabilidade é intrinsecamente a obrigação moral de prestar contas em relação a tudo o que nos foi confiado. Ninguém está isento disso.
Honrar e obedecer
Existem dois níveis de responsabilidade mediante pessoas que ocupam uma posição de autoridade sobre nós. A primeira responsabilidade é honrar e a segunda é obedecer. Porém, é importante analisarmos como a Bíblia nos ensina a desempenhar estas responsabilidades.
Honrar pais e autoridades constituídas é um tributo incondicional: "Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra"(Ef 6.2,3).
Não importa quem seja o líder, precisamos respeita-lo incondicionalmente devido ao lugar de autoridade que ele ocupa. "Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano". (1 Pe 2.13)
Já a responsabilidade de obedecer é condicional: "Vós, filhos. Sede obedientes a vossos pais no Senhor, pois isto é Justo". (Ef 6.1). Não se deve obedecer a nenhuma ordem humana que afronte algum preceito moral divino. Haverá situações em que teremos que escolher entre sujeitar a um líder ou obedecer ao próprio Deus (ex. Misael, Ananias e Azarias - Dn. )
            A submissão pode trazer a tona um sério conflito: O que é mais importante?Devotar lealdade a um homem ou à verdade?  Até que ponto podemos ser leais a um líder sendo desleais à verdade? Não podemos confundir "lealdade" com flacidez moral. Isto apenas reforçaria o espírito de corrupção numa liderança.
            Quando o Sinédrio quis proibir que os apóstolos ensinassem no nome de Jesus, apesar deles representarem uma autoridade constituída legitimamente sobre o povo judeu, Pedro, sem deixar de respeita-los, não obedeceu: "Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que os homens"(Atos 5:27-29). Ele não negociou sua lealdade à verdade.
            A autoridade e qualidade do discipulado
            O princípio da autoridade é um componente fundamental na formação e reprodução moral do ser humano. Deus não criou o homem com um caráter já formado. Muito pelo contrário, o caráter de cada recém-nscido é como uma folha em branco, que podemos definir como inocência. Cada perssoa precisa ser influenciada por pessoas mais experimentadas para fazer escolhas certas. Aqui entra o papel obrigatório do princípio de autoridade, a fundamental função e a grande responsabilidade de um líder, seja ele pai, professor, pastor, etc.
            O líder, pode então, ser um degrau para o crescimento, ou uma pedra de tropeço para seus liderados. Ele pode sarar, ou pode adoecer a alma das pessoas; ele pode trancar ou destrancar os dons das pessoas; ele pode viabilizar o crescimento emocional, ou bloquear esse crescimento; ele abortar o espiritualmente, ou, ministrar vida às pessoas. Ele pode aproximar as pessoas de Deus, como também pode torna-las céticas.
          A maneira como se exerce autoridade é talvez o fator que mais pesa na formação da personalidade de alguém.



Para orar bem, você precisa ter certeza da sua filiação divina.

Para orar bem, você precisa ter
certeza da sua filiação divina.
Você não é uma "coisa", um objeto, você é alguém. Também não é alguém como um sobrinho, enteado ou simplesmente um parente ou uma visita para Deus. Você precisa orar consciente de que é filho de Deus. Isso é bem diferente!
A nossa relação com nossos filhos é muito mais íntima e verdadeira do que qualquer outra que não tenha conosco um elo tão forte e precioso.   Você já percebeu como um filho se relaciona com o seu pai?
Lembro-me de uma ilustração que cabe aqui ser contada: Havia um navio no mar, e estava acontecendo uma tempestade, tão forte, a ponto de afundar a nau.  Naquele momento, todos estavam desesperados, correndo de um lado para o outro. Havia também uma menina que estava balançando em uma cadeira, tranqüilamente. Na medida em que o navio balançava, a cadeira de balanço também se movia de um lado para outro.   Uma senhora, muito assustada, parou a cadeira e perguntou à menina:  "Você não percebe que o navio está para afundar, que estamos correndo risco de morrer?" E a menina, sossegadamente, respondeu: "Não, eu não estou preocupada".  Então a mulher retrucou: "Mas menina, este navio pode afundar". A criança disse novamente: "Eu não estou preocupada, deixa balançar o navio, que eu vou aproveitar o balanço dele". Ainda não conformada, a  mulher disse: "Diga para mim, qual é a razão de tanta tranqüilidade e segurança?" A menina respondeu:  "Olhe, minha senhora, quem está no comando deste navio é o meu pai,  e eu posso lhe garantir, eu o conheço, este navio não vai afundar".
Para aprendermos a orar com fé, precisamos ganhar essa consciência, de que Deus é nosso Pai! Só assim o medo irá embora,  a insegurança desaparecerá e o desespero dará lugar à confiança.   Precisamos entender que não estamos falando com um padrasto, um tio, um parente, um amigo qualquer ou alguém que conhecemos apenas superficialmente.   Quando oramos, estamos falando com o "PAI nosso"!


SEIS COISAS QUE O PASTOR USOU PARA BUSCAR A OVELHA



Lc 15:1-7


1ª.) O PASTOR USOU O CORAÇÃO

  • Se fosse um pastor sem coração, insensível, diria: - “Já tenho 99 ovelhas seguras no aprisco...Uma mais uma menos, não faz diferença...
  • Mas, isto não ocorreu;  porque aquele pastor tinha coração.  Coração este cheio de compaixão, que o inquietou, que o comoveu, que o moveu em busca da ovelha perdida.
  • É surpreendente o número de pastores sem coração nos dias de hoje: insensíveis, homens amantes de si mesmos,  que deram lugar aos seus interesses, em detrimento a dor e abandono das ovelhas.

2ª.) O PASTOR USOU OS PÉS

  • Aquele amado pastor não ficou estático em seu lugar de conforto.  Ao contar as ovelhas, e ao dar conta que a centésima tinha se desgarrada do rebanho;  mais que depressa, sai correndo a procura-la.
  • Que nossos pés jamais corram para o mal; mas, corram em busca das almas perdidas e feridas que clamam por ajuda.
  • A Bíblia declara que são “formosos os pés dos que anunciam boas novas” (Is 52:7)

3ª.) O PASTOR USOU OS OLHOS

  • Imaginai a cena maravilhosa: O dolente pastor levantando seus olhos, e com muita diligencia busca sua querida ovelha.
  • Isto fala espiritualmente da nossa disposição, diligencia e atenção a cada ovelha do Senhor.
  • Pastores espiritualmente cegos não repousam seus olhos nas feridas das ovelhas machucadas.

4ª.) O PASTOR USOU OS OUVIDOS

  • Peregrinando por valados e montes.  Descendo e subindo as montanhas escarpadas, segue o amoroso pastor com seus ouvidos bem atendos.
  • Todo e qualquer ruído o faz parar e procurar sua querida ovelha...
  • Ao ouvir o gemido de sua ovelha, volta-se depressa em direção a ela.  Oh, Senhor! Sara os nossos ouvidos espirituais para que ouçamos o clamor dos perdidos e o gemido do que se desgarrou.

5ª.) O PASTOR USOU O CAJADO

  • Ao ver sua ovelha ferida, e sabendo da dificuldade de resgatá-la, o diligente pastor estende com sua mão seu cajado, até envolve-la e traze-la para cima.
  • O cajado fala da preciosa Palavra de Deus – que tem poder de resgatar, soerguer e salvar.
  • Faltam pastores hoje da Palavra.  Muitos já perderam o cajado; e portanto, perderam o instrumento divino que tem poder para trazer vida e resgate.

6º.) O PASTOR USOU OS OMBROS

  • Lucas 15:5, nos declara que ao encontrar a ovelha perdida, o pastor a põe sobre os seus ombros.
  • Deus quer usar nossos ombros queridos colegas pastores. Ombros de misericórdia, de afeto e compaixão.   Quantas ovelhas dizem: “Não encontrei nenhum ombro amigo...”
  • Certamente os ombros daquele pastor, eram ombros de amor e compaixão;  pois o texto bíblico ternamente nos diz: “ao encontrá-la, a põe nos ombros gostoso.”
Pastor Marcos Antonio

Paulo sabia manter o seu nível de resistência alto.

Paulo sabia manter o seu
nível de resistência alto.

 Para viver com saúde interior, é necessário estar comprometido comtudo aquilo que mantém nosso nível de resistência alto. Dentre muitas coisas, o apóstolo Paulo não abria mão da Oração, Leitura e meditação na Palavra e Relacionamento de qualidade. Quem deseja manter seu nível de resistência alto está lista de prioridades.
a) Oração - Orar é priorizar o mais importante, em detrimento daquilo que é urgente. Quem não ora, está negligenciando uma prática que nos capacita a vencer, vencer e vencer!
 "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens..." (I Tm. 2:1).
"...com toda oração e suplica, orando em todo tempo no Espírito..." (Ef. 6:8).
 Lembre-se sempre de que a oração aprofunda nossa comunhão com Deus e nos fortalece. Quanto mais tempo passamos com Deus em oração, mais Ele disponibiliza poder sobre as nossas vidas. Pessoas que são disciplinadas na oração, sempre tem mais saúde espiritual e emocional. Jesus e Paulo, passaram pelo caminho da perseguição, calunia, inveja, ingratidão, abandono, agressão etc. mas nada disso os deprimiu. Paulo, em uma declaração de fé, convicção e saúde na alma, escreve um dos textos mais lindo de toda a carta aos Romanos:

"Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.  Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor".  (Rm 8.31-39)
Só um cristão que mantém através de uma vida de oração disciplinada seu nível de resistência alto pode fazer esta declaração ousada de fé e esperança.  Orar não é uma opção, é uma necessidade vital. Quem não ora, com facilidade adoece na alma, no espírito e muitas vezes no corpo. A comunhão através da oração é o meio através do qual Deus torna você mais sensível, humilde, manso, generoso, amigo etc. Orar é manter o nível de resistência alto, portanto, oremos em todo o tempo.
b) A Leitura da Palavra - Ler e meditar nas Escrituras Sagradas, é alimentar o nosso homem interior.
    "Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo..." (Cl. 3:16).
Não ler a Bíblia, é o mesmo que ficar sem alimentar-se, e querer continuar vivendo. Se quem não ora morre, quem não lê e medita na Palavra de Deus morre espiritualmente do mesmo jeito. A Palavra de Deus é o "Pão nosso de cada dia". É impossível alguém viver com saúde interior, se a Palavra de Deus não é prioridade no seu dia a dia. Veja porque a Palavra é imprescindível para a sua vida:
 É a Palavra que nos livra de pecar.
"Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos". (Sl. 119.10-12)
 É a Palavra que nos torna íntegro de coração.
"Render-te-ei graças com integridade de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos". (Sl. 119.7)
"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade". (Jo. 17.17)
"Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;" (1 Pe. 1.22)
"Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,..." (Ef. 5.26)
  É a Palavra que nos garante uma vida bem sucedida.
"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido". (Js. 1.8)
 É a Palavra que nos alimenta.
"E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem". (Dt 8.3)
 A Palavra produz gozo e alegria para o coração.
"Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos". (Jr. 15.16)
 É a Palavra que nos faz crescer para a salvação.
"...desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para a salvação".
 É a Palavra que ilumina nossos olhos espirituais.
"Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos". (Sl. 19.8)
 A Palavra tem o poder de nos curar.
"E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar". (Mt 8.8)
 A Palavra nos torna cristãos frutíferos.
"Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará". (Sl. 1.2,3)
 A Palavra é uma das principais armas de guerra do cristão.
"Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;" (Ef. 6.17)
 É a Palavra  que gera esperança em nós.
"Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança". (Rm 15.4)
Ninguém se engane, a nossa saúde interior depende do quanto nos alimentados da Palavra de Deus. Quando a Bíblia se torna apenas um livro de enfeite na estante da casa, o casal, os filhos, a família vão se enfraquecendo, até adoecer e morrer espiritualmente. Foi exatamente o que aconteceu com alguns da igreja que estava em Corinto, quando Paulo disse: "Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem". (1 Co 11.30) Para manter o nível de resistência sempre alto e conservar o homem interior com muita saúde, sigamos o conselho de Paulo: "Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo..." (Cl. 3:16).
c) Comunhão com pessoas nutridoras Paulo era extremamente gregário, veja a sua lista de amigos (Rm 16) que alimentavam a sua alma, numa relação de amizade abençoadora. Priscila e Áquila, seus cooperadores em Cristo Jesus; Epenêdo, o qual ele chama de 'querido'; Andrônico e Júnias, companheiros de prisão; Ampliato, o qual ele chama de seu 'dileto amigo no Senhor'; Pérside, a qual ele diz ser 'estimada', e a lista é extensa. Quem não sabe se relacionar com pessoas nutridoras, demonstra a necessidade de cura interior.
Quando o apóstolo escreveu sua segunda carta pastoral ao seu filho na fé, Timóteo,  ele orientou o jovem líder para que tomasse muito cuidado com duas pessoas extremamente destrutivas na igreja de Éfeso. "Cuidado com Imineu e Fileto, cuja conversa corrói como gangrena no corpo de Cristo" (2 Tm. 2:17). Ele estava alertando Timóteo para que tomássemos cuidado com estas amizades destrutivas.
 Depois da nossa família, quem mais nos influencia são as pessoas que escolhemos para andar conosco como amigos. Existem pessoas com quais não vale a pena andar, a não ser que você tenha como propósito bem definido, ajudá-las a encontrar a cura em Deus.
 Cultivar relacionamentos através da comunhão com pessoas nutridoras é uma forma poderosa para manter o nível de resistência alto. Se a igreja é um corpo, cada membro é o canal através do qual se processa a nutrição de todos. Talvez a pergunta que você deve estar fazendo é esta: "Como me relacionar melhor com as pessoas nutridoras?" Existem alguns princípios básicos para isso, vejamos quais são:
Não seja egoísta. Paulo, aos escrever aos Conríntios, disse: "... amor não procura os seus interesses..." (1 Co 13.5) Se o seu foco reside naquilo que você pode acrescentar às pessoas em vez do que pode obter delas, elas o amarão e respeitarão - o que cria uma grande base para a construção de relacionamentos.
Não seja precipitado em fazer julgamentos. Quantas vezes erramos por pré-julgar as pessoas pela aparência. Uma amizade cresce, na proporção que vamos conhecendo as pessoas e aprendendo a aceita-las do jeito que elas são em termos de temperamento, personalidade, posição social etc. Amar é aceitar as pessoas que jeito que elas são, e isso estimula o crescimento.
Aprenda se colocar no lugar do outro, antes de reagir ou responder. Só é possível compreender bem uma pessoa, quando nos colocamos no lugar dela. Foi isso que Jesus fez, quando se tornou homem e habitou entre nós. (Jo 1.14) Somos compreendidos por Deus, porque Ele se colocou em nosso lugar, para sentir o que nós sentimos. Quando fazemos o mesmo, reagimos e respondemos de forma inteligente.
Vença o preconceito. O meu conceito em relação às pessoas deve estar baseado na manifestação do caráter delas. O pré-conceito pode te fazer desconfiar de todos sem antes conhece-los, cuidado, supere isso para construir amizades abençoadoras.
Respeite as diferenças. Você já percebeu que cada membro do corpo é diferentes na forma, tamanho e jeito, porém, um está ligado ao outro, um depende do outro. Quando vivemos com essa consciência (interdependência) sabemos respeitar e valorizar o outro apesar das diferenças. O apóstolo Paulo escrevendo sobre a igreja como um corpo disse: "...para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam".  (1 Co. 13.4)
Saiba perdoar (Ef. 4.32). Paulo pensava assim: "Se Deus me perdoou uma divida impagável, eu não tenho outra opção, a não ser, perdoar". Quem não sabe perdoar, não aprendeu a se relacionar, precisa de libertação interior.
Aprenda a doar-se (2 Co. 8.9). Quem não viver para servir, tem poucos amigos, porque amizades de constrói servindo. Pessoas que tem dificuldade em servir, se doar tem dificuldade de se relacionar.
Ame incondicionalmente. O amor: "...tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta". (1 Co 13.7)
Seja um promotor da paz. Paulo se relacionava bem com as pessoas, porque era um construtor de pontes. Leia a carta que ele escreveu ao seu amigo Filemom e veja como ele constrói uma ponte de ligação entre Onésimo, o escravo fugitivo, mas agora convertido, e Filemom o seu senhor. Pessoas sadias interiormente, são construtores de pontes.
Seja amigo e terás amigo. É impossível ter muitos amigos em Cristo, e ser alimentado através da comunhão com eles, se não houver a preocupação em ser amigo.  Disse Charles Swindol: "Amigos são como árvores frondosas que oferecem sombra em tempos difíceis. Porém, só os tem quem planta".  Todos sabem, que entre plantar uma semente e ter uma árvore, pode levar até dez anos. O semeador nunca é um imediatista, ele sabe fazer o seu trabalho com paciência até ver o seu investimento dar resultado.  Quem nunca planta a semente da amizade, não terá amigo quando for preciso. A Bíblia diz em (Pv. 17.17) "Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão".  Joseph Addison, disse: "O grande tempero da vida é a amizade. Transforma-la em uma fonte de alegria é um segredo que poucos descobrem".
Oração, Leitura da Palavra e Comunhão com pessoas nutridoras, mantém o seu nível de resistência alto, e isso é evidência de saúde interior. Se você viver comprometido com está lista de prioridades, sua vida será sempre um canal de bênção para outros, assim como foi e continua sendo a do apóstolo Paulo.
 Oração: Pai querido, santo e justo, te louvamos porque a tua Palavra é também remédio para curar a nossa alma. O que seria de nós se não fosse o teu cuidado, o teu amor e a tua graça para nos sustentar na tua presença. Senhor, diante daquilo que estudamos, peço-te que neste momento aja cura interior na vida do(a) amado(a) que consegue fazer uma leitura positiva das tribulações, nem viver com otimismo. Falta gratidão no coração, e o seu nível de resistência tem sido muito baixo.
 Querido Pai, quantos dizem que desejam vencer, mas a vida de oração é pequena, o tempo dedicado à leitura da Palavra é insuficiente, e há muita dificuldade de se relacionar com as pessoas. Alcança esses com um toque sobrenatural, e que experimentem libertação, restauração, cura e avivamento, porque só assim, viverão com saúde interior. Senhor, da que ao serem tocados, se tornem um canal da tua graça para outras pessoas.
Pai, sabemos que só é possível cumprir o propósito para o qual fomos criados, se estivermos vivendo com equilíbrio, saúde e debaixo da tua graça. Na certeza de que esta é a tua vontade eu oro em nome de Jesus.
Amém!


Liderança - Carisma e Caráter
Autor(a): Pr. Josué Gonçalves

"Uma liderança que não se sustenta no alicerce da integridade, não permanece: sempre vai entrar em colapso e, geralmente, mais cedo do que se pensa".
(John Adair)

"Não conheço o segredo do sucesso,mas o segredo do fracasso é tentar
agradar a todos".
(Bill Cosby)

"Toda grande instituição é a sombra projetadade um único homem. Seu caráter
determina o caráter de suaorganização".
(Ralph Waldo Emerson)

"Os homens mostram o seu caráter de maneira mais clara nas trivialidades, quando não estão sendo observados".
(Arthur Schopenhauer)
Assim como o avião depende das duas asas para se manter no ar, o líder depende de carisma e de caráter para exercer liderança com sucesso duradouro. O líder que ninguém esquece, tem as duas asas: carisma e caráter. O que é carisma? É a habilidade de atrair pessoas em torno de si. Por isso, as multidões seguiam a Jesus. O que é caráter? É um conjunto de hábitos adquiridos ou desenvolvidos ao longo do tempo, que define quem "é" a pessoa. Jesus foi testado, tentado e provado em tudo e concluiu sua missão como "homem" irrepreensível - tinha profundidade de caráter. O comportamento e as atitudes de uma pessoa em tempo de lutas, de provações e de tentações, diz muito sobre o seu caráter. Isso porque a melhor maneira de se conhecer o substrato do ser de alguém, é na hora da tentação, do deserto ou da crise. Ao ser tentado pela mulher de Potifar, José do Egito manifestou a profundidade do seu caráter. Se ele não tivesse passado por esse teste de fogo, no qual saiu vitorioso, sua história seria mais uma dentre as muitas (Gn. 39). São de Geoffrey Wilson as palavras: "As ações dos homens formam um indicador infalível de seu caráter".
A grande preocupação de Jesus, no Sermão da Montanha, era com o caráter dos seus discípulos. Eles não poderiam ser mundo do mundo, nem terra da terra, mas sim luz do mundo e sal da terra, pois foram chamados para fazer diferença. (Mt. 5:13-15). Ao concluir o sermão, no capítulo 7, Ele diz que o único projeto de vida que resistira em tempos de provações, seria aquele em que o construtor levou a sério a Sua palavra e a colocou em prática. Estes são os que se preocuparam com a integridade, a santidade, a honestidade, a verdade, a pureza, enfim, com a profundidade do caráter. Eu, particularmente, gosto muito de um pensamento anônimo que diz:

"Reputação é o que os homens pensam o que você é;
caráter é o que Deus sabe o que você é".
Quando o apóstolo Paulo escreveu para o jovem Timóteo, que assumiria o seu lugar no ministério, tendo em vista que o tempo da sua partida havia chegado, sua grande preocupação era com a profundidade do caráter do seu sucessor. No capítulo dois, da segunda carta à Timóteo, ele deixa claro o caminho que o seu substituto deveria seguir, em busca da excelência e do sucesso como líder:
1. Para fazer a diferença como um líder aprovado, há um preço a ser pago - sofrimento (2 Tm. 2:3). Ministério é uma chamada para o sofrimento.
2. Saiba a quem você deve agradar no exercício de sua liderança. Quem o alistou? Satisfaça a Ele, Cristo (2 Tm. 2:4).
3. Não basta chegar na frente; é preciso seguir as normas pré estabelecidas para ser coroado. Não seja desonesto, porque estes não recebem o prêmio (2 Tm. 2:5).
4. O sucesso no exercício da liderança, sempre foi, e será, o resultado de muito trabalho. Sem trabalho não há colheita digna de festa (2 Tm. 2:6).
5. Procure ser aprovado no que você faz para Deus. Não adianta ser aprovado pelos homens e reprovado por Deus (2 Tm. 2:15).
6. Não perca tempo com aquilo que não vale a pena (2 Tm. 2:16).
7. Não basta você ser um vaso, seja um vaso de honra na grande casa (2 Tm. 2:20,21).
8. Nunca brinque com aquilo que pode destruir o seu projeto de vida; se for necessário, fuja dele (2 Tm. 2:22).

"Como é fácil permitir que a alma se
encolha por causa de comprometimentos triviais".
(H.B.London Jr.)

O que está faltando a alguns líderes, hoje em dia, que, apesar de terem muito carisma, não conseguem manter sua liderança? Por que grandes ministérios e ministros têm sucumbido vergonhosamente? Por que o título "pastor" já não tem o mesmo valor que tinha há anos atrás? Por que a palavra de um líder espiritual hoje, não tem o mesmo peso que tinha em anos passados?
Infelizmente, estamos sofrendo uma crise de integridade e de caráter na liderança. Quero deixar claro que não estou generalizando; ainda há muito trigo, apesar do joio. Porém, nunca se ouviu falar sobre tantos escândalos como atualmente: mentiras, adultérios, homossexualismo, roubos, conchavos políticos, barganhas, subornos, gente se enriquecendo às custas do dinheiro do povo, transações ilícitas etc.
Pense nisto:
.A maneira como o líder administra o dinheiro da igreja, revela muito do seu caráter.
.A maneira como o líder se relaciona com o sexo oposto, diz muito sobre o seu caráter.
.A maneira como o líder trata sua esposa e filhos expressa como é o seu caráter.
.O conteúdo das conversas informais do líder, revela muito sobre o seu caráter.
.A maneira como o líder trata os ricos e os pobres,os negros e os brancos, fala muito do seu caráter.
.A maneira como o líder se comporta quando está sozinho expressa como é o seu caráter.
.A maneira como o líder administra os seus negócios financeiros revela muito do seu caráter.
.A maneira como o líder responde à oposição diz muito do seu caráter.

Meu pai sempre dizia: "A minha vida tem que falar mais alto do que a minha voz". Não pode haver incoerência entre o que eu prego, o que faço e o que sou. Deus não me avalia pelo que eu tenho ou faço, mas sim, pelo que eu sou; e o que eu sou é determinado pelo meu "caráter". Eis o porquê de um líder buscar sempre o equilíbrio entre o SER e o FAZER. O fazer, sem ser, não tem valor para Deus.


Dez marcas de um líder que ninguém esquece!

DEZ MARCAS DE UM LÍDER
INESQUECÍVEL
(2 Cro 21:5,19,20; Hb 11:4; 2 Tm 4.6-8)
Pr. Josué Gonçalves
O Dr. Nicholas Murray Butler disse haver três tipos de pessoas no mundo
·        As  que não sabem o que está acontecendo,
·        as que observam o que está acontecendo
·        e as que fazem com que as  coisas aconteçam. São essas últimas que detêm o dom de liderança.
Pense em um líder que você já teve - pai, mãe, professor, pastor, patrão, treinador ou gerente - que tenha conseguido extrair o melhor de você. Eis aqui uma das razões pelas quais os  discípulos jamais poderiam se esquecer do Seu Líder - Jesus - porque ninguém como Ele conseguiu extrair o melhor de seus liderados. Para se certificar da eficiência e da eficácia de Sua liderança, basta conferir o sucesso do Seu empreendimento. O que dizer de José do Egito: o líder visionário; de Moisés: o líder manso; de Neemias:  o líder estrategista; de  Davi: o líder guerreiro; e de Paulo:  o líder determinado. Quais eram as qualidades destes homens como líderes, que, mesmo depois de milênios,  ainda continuam influenciando as pessoas?
Se você é um líder, como as pessoas que estão sob a sua liderança vão se lembrar de você amanhã? Num exercício de auto-avaliação, você se sentiria satisfeito em ser liderado por um líder que tenha o seu perfil? O tratamento que você tem dispensado ao seu grupo é o mesmo que gostaria de receber? No dia do seu funeral, qual será o sentimento de sua família, de seus liderados e de todos que estão sob a sua influência? De tristeza pela perda de um grande líder, ou de alívio porque saiu um grande peso que estava  sobre eles? Para você há diferença entre "ser chefe" e "ser líder"? Colocando sua liderança diante do espelho, que nota você daria a ela?
Há um líder na Bíblia, cujo nome é Jeorão, filho de Josafá... Ele começou a reinar em Judá com 32 anos e seu reinado durou 8 anos. Veja o que o que a Bíblia diz sobre ele: "E se foi sem deixar saudades; sepultaram-no na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis". (2 Cro 21.1-20)
O que é liderança?
Algumas definições interessantes:
"Qual a diferença entre liderar e influenciar. Você gerencia coisas e lidera pessoas".
"Liderar é influenciar". (Sam Deep)
"Liderar não é dominar, mas, sim, a arte de convencer as pessoas a trabalharem em vista a um objetivo comum". (Daniel Goleman)
"Liderar é libertar as pessoas para que façam o que é necessário, da forma mais eficaz e mais humana possível". (Max Depree)
"Liderança não é uma questão de direito ou título, mas de habilidade". (John C. Maxwell)
"Liderança é a capacidade de transformar visão em realidade".  (Warren G. Bennis)
"O líder é aquele que sobe na árvore mais alta, estuda a situação em seu conjunto e grita: 'Estamos na mata errada". (Stephen R. Covey)
"É o processo de estímulo pelo qual, mediante ações recíprocas bem-sucedidas, as diferenças individuais são controladas e a energia humana que delas deriva se encaminha em benefício de uma causa comum".
"A liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial dentro de um grupo no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente objetivos que atendam as necessidades reais do grupo". (John Haggai)
"Liderança cristã é a arte de crescer com as pessoas". (Nancy Dusilek)
"Para Jesus, liderar era ser servo dos servos". (Mc. 10:45).
"Liderar é saber planejar, integrar,  motivar, avaliar e estabelecer alvos".
Qual era o conceito de Paulo da função do líder cristão:
O líder é - despenseiro (1 Co 4.2).
O líder é - governante (1 Co 12.28).
O líder é - bispo, supervisor (Atos 20.28).
O líder é - presbítero (Atos 20.17).
O líder é - presidente (Rm 12.8).
Por que lideres terminam mal?
O professor Dr. J.Robert Clinton, professor de liderança do Seminário Teológico Fuller, acredita que 70% dos lideres não terminam bem. Ele baseia sua estatística estarrecedora em seis critérios, determinados a partir de traços comuns obtidos pela auto-análise dos amigos e seguidores ou dos ensinamentos de sua religião. Por que boa parte dos lideres não terminam bem:
Primeiro: Os lideres que não terminam bem perde a postura de aprendizado. Eles param de ouvir e de crescer.
Segundo: A atratividade de seu caráter declina.
Terceiro: Eles param de viver conforme as convicções.
Quarto: Eles falham ao deixar para trás contribuições decisivas.
Quinto: Eles perdem a consciência de sua influência e de seu destino.
Sexto: Eles perdem seu relacionamento vibrante com Deus.
Quatro razões porque Paulo é um modelo de liderança que deve ser copiado:
1.     Ele foi um líder cuja liderança produzia frutos onde Deus o plantasse. Para Paulo não havia terreno estéril se era Deus quem estava o plantando.
2.     Ele foi um líder que gerou outros líderes. Quando ele pré-sentiu que estava chegando a hora da sua partida, ele transferiu o bastão da liderança para alguém que ele havia gerado, treinado como líder.
3.     Ele começou e terminou a sua liderança sem perder-se no meio do caminho.Pouco antes de ser decaptado ele disse: "Combati o bom combate, completei a carreira e não perdi a essência do meu ministério... a fé".
4.     Ele foi um líder cuja liderança não morreu com a sua morte. Paulo morreu, mas continua influenciando... por isso ele é inesquecível.
VAMOS REFLETIR SOBRE DEZ QUALIDADES DE UM LÍDER INESQUECÍVEL.
Primeira - VISÃO
"Por isso, ó rei Agripa, não foi desobediente à visão celestial". (Atos 26.19; 16.9; 18.9) Como definir visão:
1.     Definindo o que é visão:
(1) Visão é um vislumbre do seu propósito na vida.
(2) Visão é como o produto acabado que você está prestes a produzir. Os lideres mantém as mãos na roda da olaria, mas os seus olhos no produto final. Isto é visão.
(3) Visão é a fonte da disciplina e da auto-motivação.
(4) Visão é habilidade para usar o conhecimento com eficácia.
2.     Toda liderança começa a partir de uma VISÃO. Sem "uma visão clara" não existe liderança efetiva.  Por que? Vou dar 8 razões:
(1) A visão autêntica a liderança de um líder.
(2) A visão lidera o líder. A visão sustenta o líder na rota pré-estabelecida.(Combati o bom combate, completei a carreira... não me perdi no caminho...  2 Tm 4.7,8)
(3) A visão mantém a chama da motivação acessa. Por que Paulo começa e termina com a mesma disposição e entusiasmo. Visão...
(4) A visão da o sentido de missão e propósito. O propósito fornece o combustível para a perseverança, persistência e paixão.
(5) A visão determina o que você lê. Me de os seus livros, e eu direi qual é a amplitude da sua visão.
(6) A visão determina o que você ouve. Me de os seus cd's, me diga quais são os programas de TV que você assiste, quais são os filmes que você gosta eu direi aonde você vai chegar com a sua visão ...
(7) A visão determina a sua dieta alimentar. Se você depende de mais 35 ou 40 anos para cumprir sua visão, então deve cuidar da sua saúde e ter uma disciplina alimentar.
(8) A visão seleciona as pessoas que devem estar próximas de você.  "Diga-me com quem tu andas, e eu direi qual é a dimensão da sua visão.  O potencial do líder é determinado pelas pessoas que estão mais próximas dele


Como manter uma igreja viva
Autor: Pr. Josué Gonçalves

Como manter uma Igreja viva

Uma das passagens mais dramáticas da Bíblia é Isaías 1:10-20, onde o profeta repreende a Igreja do Antigo Testamento, chamando seus líderes de príncipes de Sodoma e Gomorra, cidades famosas pela devassidão e iniqüidade. O povo de Deus havia se corrompido ao ponto de Deus não mais ter qualquer prazer em receber o culto e a adoração dele. Infelizmente, esse quadro de decadência e corrupção da Igreja de Deus neste mundo se repetiu por muitas vezes através da história. Nestes períodos o povo de Deus esfria em sua fé, endurece o coração, persevera no pecado e serve de péssimo testemunho ao mundo.
Nosso dever como Igreja e cristãos individuais é evitar que a decadência espiritual entre em nossas vidas. Existem quatro coisas que podemos fazer para evitar o declínio espiritual da Igreja, com a graça de Deus:
(1) Tratar o pecado com seriedade.
Nada arruina mais depressa a vida espiritual de uma comunidade do que permitir que os pecados dos seus membros permaneçam sem ser tratados como deveriam. Lemos na Bíblia que quando Acã desobedeceu a Deus, toda a comunidade sofreu as conseqüências. Nossos pecados não são problema: mas os nossos pecados ocultos, escondidos, não confessados, arrependidos, se constituem um tropeço espiritual, que entristece o Espírito de Deus, e acaba se espalhando pela Igreja e envenenando os bons costumes e a fé.
(2) Zelar pela sã doutrina.

A verdade salva e edifica a Igreja, mas a mentira é a sua ruína. O erro religioso envenena as almas e desvia o povo dos retos caminhos de Deus. O Senhor Jesus criticou severamente a Igreja de Pérgamo por ser demasiadamente tolerante para com os falsos mestres que infestavam a comunidade com falsos ensinos (Apocalipse 2.14-15). Da mesma forma, repreendeu a Igreja de Tiatira por tolerar uma mulher chamada Jezabel, que se chamava profetiza, e que ensinava os membros da Igreja a praticar a imoralidade (Apocalipse 2:20). Devemos ser pacientes e tolerantes, mas nunca ao preço de comprometermos o ensino claro do Evangelho.
(3) Andar perto do Senhor da Igreja.

É Deus quem nos mantém firmes e puros. A Bíblia diz que se nós nos achegarmos a Deus, ele se achegará a nós. A Bíblia também nos ensina que Deus estabeleceu os meios pelos quais podemos estar em contínua comunhão com Ele. Estes meios são: os cultos públicos, as orações e devoções em particular, a leitura e a meditação nas Escrituras, a participação regular na Ceia do Senhor. Cristãos que deixam de usar estes meios acabam por decair espiritualmente, como uma brasa que é afastada da fogueira e logo perde seu calor. A negligência destes meios de graça abre a porta para a acelerada decadência espiritual e moral de uma Igreja.
(4) Estar aberta para reformar-se.

O lema das Igrejas que nasceram da Reforma foi "Eclesia Reformata Semper Reformanda". Ou seja, a Igreja deve sempre estar aberta para ser corrigida por Deus, arrepender-se de seus pecados e reformar-se em conformidade com o ensino das Escrituras. Nas cartas que mandou às igrejas da Ásia Menor através do apóstolo João, o Senhor Jesus determinou às que estavam erradas a que se arrependessem e retornassem aos retos caminhos de Deus (Apocalipse 2.5,16,21; 3.3,19). Elas precisavam ser reformadas e mudar o que estava errado. Existe grande perigo para uma igreja quando ela se fecha em si mesma, e deixa de ouvir a voz do seu Senhor, que deseja corrigi-la e traze-la de volta aos caminhos do Evangelho.
Estas medidas devem também ser aplicadas a nós, individualmente. Deveríamos procurar evitar a decadência espiritual da nossa prática religiosa, mantendo acesa a chama da fé pela freqüência regular aos cultos, pela leitura diária da Bíblia, por uma vida de oração e comunhão com outros irmãos. Infelizmente, por negligenciarem sua vida espiritual, muitos cristãos estão contribuindo para enfraquecer o testemunho das igrejas evangélicas no mundo.
Queira nosso Deus dar-nos força e vigor para mantermos a nós e à nossa igreja sempre vivos espiritualmente.



Gabinete Pastoral
Autor(a): Pr. Josué Gonçalves

Como instalar e fazer funcionar
um bom gabinete pastoral


Gabinete Pastoral - lugar de preparação.
Assim como o médico precisa de um consultório, o mecânico de uma oficina, o administrador financeiro de um escritório, o pastor precisa de um gabinete que funcione. O homem vocacionado e chamado que se propõe a exercer seu ministério buscando sempre a excelência, jamais abrirá mão desse lugar reservado para sua disciplina devocional. É no gabinete pastoral que acontece a preparação do pregador e da pregação. Bem aventuradas são as pessoas que estão sob a direção de um líder, que leva muito a sério seu trabalho como despenseiro dos mistérios de Deus (1 Co 4:1). É fácil ouvir um sermão e perceber quando o pastor não fez o "dever de casa" em seu Gabinete. Pregadores que não se preparam criteriosamente, tem o hábito de improvisar sempre, e isso pode ser demonstração de leviandade quanto a obra de Deus. Pastores que se preparam diligentemente, sempre vão alcançar o coração e o intelecto das pessoas que vão lhe ouvir. O sucesso de um pregador ou mestre, depende não apenas da vocação, chamada e oportunidade, mas também do preparo. Nunca permita que o ativismo em nome "da obra de Deus", roube de você o tempo imprescindível "de estar com Deus". Antes de você servir aos homens, Paulo o apóstolo disse: "...apresenta-te a Deus, aprovado..." (2 Tm 2:15) Faça do seu Gabinete o lugar do encontro com Deus e sua Palavra. É neste lugar devidamente equipado que o ministro desarma sua mente, abre seu coração e se coloca na presença de Deus para ser ministrado e depois ministrar ao povo.

Gabinete Pastoral - lugar de planejamento.
Um pastor que exerce uma liderança eficaz sabe planejar e organizar de forma que todos do grupo saibam de onde saíram e onde querem chegar. Pessoas gostam de seguir líderes que tem planos, metas, objetivos e uma declaração de missão e propósitos. É no silêncio do Gabinete Pastoral que as idéias podem fluir, os planos são elaborados, os métodos organizados e devidamente registrados para que sejam apresentados e colocados em prática pelos liderados. Um pastor que não sabe planejar, dificilmente levará a igreja a alcançar resultados expressivos em seu trabalho. Como lugar de planejamento, o Gabinete Pastoral é imprescindível.

Gabinete Pastoral - lugar de grandes decisões.
Além das grandes decisões administrativas no exercício da liderança, pastorear, també significa prioritariamente, lidar com aquilo que tem implicações eternas - vidas, eis a grandeza da responsabilidade deste ministério. O escritor da carta aos Hebreus, escreveu: "...Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas;..." (Hb 13:17). Quando o Gabinete Pastoral é um lugar de oração, meditação, disciplina devocional, todas as decisões tendem a ser sempre conduzidas por Aquele que é o "Pastor dos pastores". Não é exagero afirmar que, o sucesso ou o fracasso do ministério pastoral depende da capacidade do líder de tomar decisões acertadas. Esta é a razão porque o líder deve viver na dependência absoluta de Deus, pelo contrário, uma decisão errada pode resultar em prejuízos irreparáveis e levá-lo ao fracasso total. Bem aventurados são os pastores que fazem da oração do Pai Nosso a base do seu trabalho no Gabinete - "Venha o teu reino, o teu governo, o teu domínio, a tua direção e seja feita a tua vontade!!!" (Mt 6:9,10)

Gabinete Pastoral - lugar de cura de almas.
É impossível exercer o ministério pastoral sem "ser um médico de almas". O médico em caráter de emergência pode atender na rua, em casa, no trabalho, porém há um lugar onde ele faz as consultas de uma forma mais criteriosa, cuidadosa, minuciosa etc. Não é diferente o trabalho do pastor no exercício do seu ministério. O Gabinete Pastoral é o lugar onde o ministro pode ouvir, analisar, perguntar, responder e confrontar as pessoas com mais tempo. Sabemos que o trabalho de assistência, apoio, aconselhamento às pessoas, sempre existiu no ministério pastoral desde à muito tempo, porém, há uma preocupação hoje de fazer o que sempre foi feito de uma forma mais organizada. Se Jesus ou o apóstolo Paulo exercessem o ministério pastoral em nossos dias, com certeza eles fariam uso de toda ferramenta disponível para tornar seu trabalho ainda mais eficiente.

Apesar de o Gabinete Pastoral ser um lugar de preparação, planejamento e de grandes decisões administrativas, todo pastor que prioriza investimentos na saúde da igreja, precisa ver esse espaço como o lugar ideal para ministrar cura integral na vida das pessoas. É no Gabinete que o pastor pode ajudar as pessoas em três pontos básicos: a se relacionarem melhor com Deus, consigo mesmas e com o próximo. Isso tem a ver com vida abundante aqui e vida eterna no futuro. Quando esse trabalho é feito de forma criteriosa e organizada, fica mais fácil o ministro atender um número maior de pessoas e com mais eficiência. Quanto maior a igreja, mais pastores envolvidos com esse ministério é necessário, pelo contrário haverá uma sobrecarga para um só. Um exemplo disso é o que estava acontecendo com Moisés: "Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?" (Ex 18:14) Jetro, disse ao "pastor" Moisés, não é bom o que fazes, você vai chegar à exaustão e não só você, mas o povo também ficará prejudicado com isso. Havia a necessidade de colocar mais pessoas para atender ao povo: "E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez; Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar". (Ex 18:21-23).

Instalando um gabinete pastoral.
Quando tratamos de assuntos que tem a ver com a estrutura física e organizacional da igreja, algumas perguntas sempre são feitas, como: Um Gabinete Pastoral não seria um lugar reservado só em igrejas sede? A razão por que em muitas igrejas o pastor não pode ter esse lugar, não seria por ser a instalação muito cara e só as igrejas com muito recurso são capazes de fazê-lo? É verdade que sendo este, um lugar de planejamento, decisões importantes e tratamento de almas, só "doutores" podem se preocupar com isso?
Não importa o tamanho da igreja que você é responsável, o exercício do ministério pastoral exige a instalação de um Gabinete que Funcione. Não é privilégio de igreja sede, nem de igrejas grandes, nem de igrejas com muito recurso financeiro, é a necessidade de todas as igrejas e pastores. Cada pastor conhece os limites impostos pela condição financeira da igreja.

Dicas práticas que podem ajudar na instalação do Gabinete Pastoral
1. Deve ser uma sala de preferência nas dependências da igreja e se não for possível, pode ser em algum outro lugar apropriado. Todo projeto de construção de igreja deve incluir uma sala específica para esse fim. Não é aconselhável que o Gabinete Pastoral seja instalado na casa do pastor, a não ser em uma necessidade extrema.
2. Um lugar reservado. Se o Gabinete Pastoral é lugar de preparação, meditação, planejamento, decisões e aconselhamento, deve estar localizado e instalado de uma forma que o pastor possa ter seu momento de reclusão sem ser importunado. Há situações que exige silêncio, solidão, reflexão, meditação, introspecção etc.
3. O lugar deve ser bem iluminado, arejado e agradável. Não só o pastor, mas todos aqueles que entrarem nesta sala, precisam se sentir bem. A pintura deve ser com cores leves que de uma sensação de tranqüilidade, serenidade e paz. Nunca cores fortes. Deve ser uma lugar bem ventilado, pois o calor sufocante pode ser um fator psicológico negativo que irá comprometer o sucesso do trabalho do pastor.
4. Os móveis não devem apenas fazer parte da ornamentação, mas precisa ser confortável, pois muitas vezes é necessário que o pastor passe muito tempo ali. A esposa pode ajudar e muito o pastor na instalação do Gabinete, pois elas são mais sensíveis nessa questão que mobília.
5. Manter o lugar sempre limpo e decorado. Mesmo que seja uma sala simples e pequena, deve estar sempre bem cuidada, decorada e organizada. Um pastor bem sucedido valoriza os detalhes que muitas vezes faz toda a diferença. A limpeza e organização revelam um pouco do caráter do líder.
6. Por uma questão de prudência, no Gabinete deve haver na porta uma janela com vidro transparente. Sabemos que a esposa do pastor, deve estar sempre presente quando o mesmo for tratar com o sexo oposto principalmente no trabalho de aconselhamento. Porém, pode acontecer de não ser possível a esposa estar presente, eis a razão da importância de haver uma "janela de segurança". O bom senso e a prudência nos diz que, nunca um conselheiro deve prestar assistência à uma mulher em um lugar isolado, por mais sério e espiritual que seja. Jesus falou que devemos ter a simplicidade de uma pomba e a prudência de uma serpente. (Mt 10:16) Conheço um pastor de uma grande igreja que a porta de seu gabinete é toda de vidro transparente.
7. Se a igreja fica em uma área pobre, e o nível médio financeiro das pessoas é baixo, não se deve montar uma sala incompatível com essa realidade. O pastor deve tomar sempre cuidado para não montar uma estrutura que o afaste das pessoas, tornando-o inacessível. Monte o Gabinete Pastoral adequando-o à realidade e necessidade da igreja. Dependendo do lugar em que a igreja está localizada e o tipo de pessoas que se pretende alcançar é o padrão que deve ser usado na instalação do Gabinete.
8. Estabeleça uma ordem de prioridades. A maior dificuldade de muitos pastores está na administração do tempo. Quando o líder não tem uma agenda onde prioridades são estabelecidas de forma ordenada e seguidas criteriosamente, o ativismo passa a ser o seu grande problema e o gabinete em vez de ser uma benção, se torna uma prisão. Dependendo da demanda de trabalho e de pessoas a serem atendidas, é necessário exigir que se marque antecipadamente um horário e determine um número de pessoas que é possível atender naquele dia. Todos sabemos que existem casos excepcionais que independente da hora o pastor deve dar assistência, porém essa não deve ser a regra, pois o trabalho no Gabinete deve ter hora para começar e terminar.
9. Uma ante-sala e um assistente são fundamentais. Se for possível haver uma sala de espera, onde alguém que esteja auxiliando o pastor possa filtrar algumas coisas a fim de facilitar o trabalho, principalmente quando o número de pessoas a serem atendidas é muito grande. A final de contas, apesar da importância do Gabinete Pastoral na vida do líder, seu tempo não pode ser totalmente absorvido só nesse trabalho.
Cuidados a serem tomados quanto ao Gabinete Pastoral
1. Não seja um pastor só de Gabinete, um grande ministério não cabe em uma sala, por maior que ela seja.
2. Não faça do Gabinete Pastoral sua casa, isso é perigoso.
3. Cuidado com algumas pessoas que de tanto procurá-lo no Gabinete, acabam atrapalhando todo o seu trabalho, são os inconvenientes.
4. Se você separou aquele tempo para se recolher e estar a sós com Deus, não atenda ninguém, a não ser em caráter de emergência.
5. Escolha com muito critério o seu assistente, pois esse é um trabalho de confiança, não pode ser qualquer pessoa.
6. Na instalação do Gabinete Pastoral, seja criterioso, mas sem perder a simplicidade de alma.
7. Tome todos os cuidados necessários, porque o Gabinete Pastoral quase sempre é também o lugar das maiores tentações nas múltiplas áreas do ministério. Feche todas as brechas possíveis.
O exercício do ministério pastoral, como já afirmei, não se resume a um Gabinete, mas sem esse lugar de preparação, devoção, planejamento e aconselhamento, o pastor não consegue realizar seu trabalho de forma eficiente. Lembre-se, todas as ferramentas disponíveis hoje, quando bem usadas podem contribuir para que alcancemos resultados ainda maiores no exercício do ministério pastoral.