quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Escola Dominical a Melhor do Mundo

Dentre as muitas escolas existentes, por mais que sejam boas, bem estruturadas, detentoras dos melhores currículos e do melhor corpo docente, nenhuma delas se atreveu a usar esseslogan. A escola dominical em funcionamento é o povo do Senhor, no dia do Senhor, estudando a Palavra do Senhor na casa do Senhor.

A escola dominical deve ensinar de forma pedagógica e metódica como as demais, já que leva o nome escola, todavia sendo profundamente espiritual. A escola secular instrui e contribui para a formação de bons hábitos, mas não promove o caráter cristão. Ela visa com prioridade ao intelecto do aluno. Já a escola dominical, por ser genuinamente bíblica, educa e instrui mediante o ensino da Palavra de Deus, visando prioritariamente ao coração do aluno.

Todos são beneficiados quando a escola dominical é organizada por faixa etária. As crianças recebem formação moral e espiritual, os adolescentes desenvolvem sua personalidade cristã e os adultos renovam suas forças morais e espirituais para uma vida abundante. Com isso, a família permanece unida em cristo, falando a mesma língua. Afirma a psicologia que o pensamento conduz ao ato, o ato ao hábito e o hábito ao caráter e que o caráter determina o destino da pessoa. Fazer da escola dominical um hábito é formar o caráter cristão, e o destino é certo: morar nas mansões celestiais.

A escola dominical é o departamento da igreja que não pode usar o adágio: “O importante é a qualidade, não a quantidade”. Na escola dominical, importa mais a quantidade, para que haja número maior de qualidade, pois é seu papel.

Dentre tantos resultados obtidos pela freqüência assídua à escola dominical, não citados nesta matéria, eis aquele que justifica o slogan “A MELHOR ESCOLA DO MUNDO”: ela é a única que prepara o aluno para a vida terrena e, ao mesmo tempo, para a vida eterna.

E qual o segredo para o crescimento da escola dominical? Exige-se uma somatória de esforços entre superintendentes, secretários, tesoureiros e professores, mas sem a peça-chave pouco se consegue.

E quem é a peça-chave desse empreendimento? O pastor da igreja. Não basta delegar autoridade para o corpo docente, se ele não supervisiona o trabalho nem participa do processo. Um dos motivos de muitas escolas dominicais estagnarem ou regredirem é porque o pastor não lhes dá a devida atenção. Ele precisa ser o aluno “número um”, cuja ausência só se verifique por motivo de força maior. Há de empenhar-se para que os crentes o tenham como exemplo de aluno assíduo e como alguém que leva a sério a escola dominical, não permitindo que se utilize para outros eventos o espaço a ela reservado.

Conta-se que num domingo, como de costume, a mãe foi acordar o filho para irem à escola dominical. Cansado do dia anterior, com o corpo dolorido, ele não esboçou nenhuma reação. Seu desejo era ficar na cama até mais tarde, descansar bastante. Mas a insistência da mãe foi tanta que ele, ainda sonolento, pediu-lhe três razões pelas quais devesse participar da escola dominical naquele dia, e ela prontamente respondeu: “Em primeiro lugar, você precisa estudar a palavra de Deus. Em segundo lugar, você já passou dos 40 anos. E em terceiro lugar, você é o pastor da igreja!”.

Independendo de seu cargo na igreja ou de sua idade, torne-se aluno assíduo da escola dominical e verá a mudança em sua vida.
Mateus 28.20; Marcos 16.15


Tadeu Costa
Secretário de Educação Cristã da
Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Curitiba

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